Geral

Palmeira: PCdoB libera filiados e recomenda “não à reeleição”

15/09/2020
Palmeira: PCdoB libera filiados e recomenda “não à reeleição”

PCdoB decide posicionamento contra a reeleição e amplia – por maioria – apoio a Mosabelle

O comitê municipal do PCdoB de Palmeira dos Índios deliberou no final da tarde desta terça-feira (15) que não irá participar com candidaturas próprias na eleição deste ano no Município – nem na proporcional e nem na majoritária. O partido tem mais de 200 filiados na cidade.

O agravamento da disputa política local e o acirramento entre as correntes ideológicas oriundas de reflexos nacionais direcionavam o partido a duas vertentes: ou lançar candidatura majoritária própria ou fazer uma composição eleitoral.

Descartada a primeira hipótese – em que pese quadros relevantes no partido, o PCdoB ainda recebeu convites para composição de chapa, que não foram possíveis devido ao engessamento ideológico de alianças partidárias.

Contudo, a agremiação participará da eleição de novembro, liberando seus filiados neste pleito, orientando que votem contra a reeleição do atual prefeito.

“A reeleição é uma anomalia no sistema democrático brasileiro”, disse o presidente do Comitê Municipal Vladimir Barros, integrante do partido desde a juventude, que não participou da reunião em virtude da pandemia e recebeu em sua residência dois membros da direção que foram comunicar a decisão da agremiação partidária.

O PCdoB é o único partido de esquerda com diretório vigente que mantém sua linha ideológica no município – já que o PT, por exemplo, foi cooptado por adeptos do bolsonarismo no Município – coligou majoritariamente com o PSB liderado no Estado pelo deputado JHC (um bolsonarista de carteirinha) e ainda faz parte da mesma coligação do PSL e PRTB, pregando mais o pragmatismo político do que sua filosofia partidária.

Vladimir Barros disse ainda que os membros partido decidiram por maioria seguir o campo da oposição mais amplo da disputa que é a candidatura de Mosabelle Ribeiro.

“A aliança liderada por Mosabelle congregra oito partidos e está aberta ao diálogo político com outras agremiações. É o campo mais progressista entre a oposição”, diz.

O secretário do Partido Luciano Galindo explicou que “o PCdoB segue suas linhas programáticas e mantém firme sua posição no município, optando a maioria de seus membros por Mosabelle Ribeiro, a candidatura mais próxima do centro democrático”, avaliou.

O vice-presidente do Comitê Municipal, advogado Marcus Ribeiro (um dos nomes lembrados para compor chapa majoritária) também propôs a candidatura de Mosabelle Ribeiro, pois reúne mais forças políticas em seu derredor.

Marcus Ribeiro inclusive esteve prestigiando a convenção de Mosabelle Ribeiro e discursou declarando apoio irrestrito à candidata.