Geral

Luciano Barbosa e Rute Pereira são os candidatos do MDB em Arapiraca

15/09/2020
Luciano Barbosa e Rute Pereira são os candidatos do MDB em Arapiraca

Luciano Barbosa em entrevista na sede da TRIBUNA DO SERTÃO (foto arquivo)

O MDB de Arapiraca realizou sua convenção, na manhã desta terça-feira (15), na sede do partido na rua São João onde Luciano Barbosa e Ruth Pereira assinaram o documento oficializando as candidaturas.

Em seguida, a direção do MDB elaborou um documento, distribuído para a imprensa, explicando os motivos pelos quais a convenção se deu no dia de hoje.

No edital de convocação, assinado pelo senador Renan Calheiros (MDB), a Comissão Executiva Estadual do MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO – MDB, explica que a nova convocação foi feita “considerando que o edital de convocação do órgão diretivo do partido em Arapiraca poderia perder a eficácia”.

Os Candidatos

Luciano Barbosa, 62 anos, ex-prefeito por duas vezes, tenta retornar a prefeitura pela terceira vez. Ele é engenheiro civil com mestrado em Economia pela Universidade Columbia, nos Estados Unidos. Foi secretário de Educação da Prefeitura de Arapiraca no governo Severino Leão (1993/1996), secretário de Finanças e de Saúde da Prefeitura de Arapiraca na administração da prefeita Célia Rocha (1997/2004), secretário estadual dos Transportes e Obras e de Administração do governo de Divaldo Suruagy (1995/97) em Alagoas, atuando ainda como coordenador do Programa de Desligamento Voluntário (PDV) no momento em que o estado enfrentava uma séria crise financeira, com salários dos servidores atrasados em até nove meses, e secretário de Planejamento e Orçamento do Ministério da Justiça na gestão do senador Renan Calheiros, em 1999.

Foi ministro da Integração Nacional, de 5 de junho de 2002 a 1 de janeiro de 2003, quando foi sucedido por Ciro Gomes. Foi prefeito de Arapiraca, o segundo maior do estado de Alagoas, cargo para o qual foi eleito em 2004 e reeleito em 2008.

Em 26 de janeiro de 2009, foi eleito em chapa única presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), em votação que reuniu a maioria dos prefeitos do Estado.

Em 2015, tornou-se vice-governador de Alagoas em chapa com Renan Filho (MDB). Nas eleições de 2018, se reelegeu para o cargo.

Já Ruth Pereira é irmã do deputado estadual Ricardo Nezinho e foi indicada por ele para compor a chapa.