Cidades

Ifal retoma aulas pela internet na próxima quinta-feira em Marechal Deodoro

29/09/2020
Ifal retoma aulas pela internet na próxima quinta-feira em Marechal Deodoro
O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) vai retomar as aulas no Campus Marechal Deodoro na próxima quinta-feira (1º), com a realização da Semana de Acolhimento e Ambientação ao Ensino Remoto Emergencial. Algumas das atividades do evento são voltadas para todos os estudantes do campus, de todos os cursos e turmas. Mas, inicialmente, as aulas serão retomadas apenas para as turmas concluintes dos cursos técnicos em Guia de Turismo, Meio Ambiente, Cozinha e Hospedagem, e do curso superior em Gestão Ambiental.
A Semana de Acolhimento será realizada pela internet de 1 a 9 de outubro. Nos dias 1, 2 e 6, as atividades serão transmitidas pelo Youtube, a partir das 19h, abertas para toda a comunidade.
Já nos dias 5, 7, 8 e 9, as atividades serão divididas nos três turnos e segmentadas por turmas, com transmissão pelo Google Meet: às 10h, para as turmas concluintes do curso técnico em Meio Ambiente e do curso superior em Gestão Ambiental; às 15h, para turmas concluintes do curso técnico em Guia de Turismo; e às 19h, para turmas concluintes dos cursos técnicos em Cozinha e Hospedagem.
Veja a programação completa no site www.marechal.ifal.edu.br.
“Nesta primeira semana, vamos fazer essa introdução ao ambiente virtual, para que todo mundo se familiarize com os programas que serão utilizados pelos professores e professoras. E no dia 13 de outubro, as aulas começam para as turmas concluintes, por um período de um mês e meio. A partir daí e dessa experiência, vamos retomar as atividades com as outras turmas”, explica o diretor de Ensino do Campus Marechal Deodoro, Rodrigo Lucena.
Entrega de tablets e chips de internet
 
Nesta segunda-feira (28), o Ifal começou a entregar os tablets e chips de internet para estudantes com dificuldade de acesso à internet em casa. O auxílio faz parte do Projeto Alunos Conectados, um convênio entre o Ifal, a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) e o MEC (Ministério da Educação), que busca garantir o acesso à internet e a participação de estudantes nas aulas remotas durante a pandemia da Covid-19.
O calendário acadêmico do Ifal foi interrompido em março de 2020, como medida necessária para combater contágios pelo novo coronavírus e a pandemia da Covid-19 em Alagoas. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), até o dia 28 de setembro de 2020, houve mais de 86 mil casos confirmados e mais de 2 mil pessoas haviam morrido da doença no estado. Durante a pandemia, todos os serviços administrativos do Ifal vêm sendo realizados de forma remota. Diversas atividades de ensino também vêm sendo desenvolvidas remotamente pelas professoras e professores.