Variedades

Coronavírus: Inmeq libera taxistas de verificação anual em 2020

01/09/2020
Coronavírus: Inmeq libera taxistas de verificação anual em 2020

Em reunião com o sindicato e a associação dos taxistas,Inmeq decide pela liberação da verificação anual dos taxímetros em Alagoas

O Instituto de Metrologia e Qualidade de Alagoas (INMEQ/AL) decidiu, em reunião com o sindicato e a associação dos taxistas, nesta terça-feira (01), pela liberação da verificação anual dos taxímetros em Alagoas. Portaria do Inmetro deixou a cargo dos órgãos delegados em cada estado a decisão de suspender a atividade.

O Instituto afirmou que a medida tem como objetivo minimizar o impacto causado pelo período de pandemia à categoria, além da preocupação com a saúde dos servidores e taxistas.

“Toda decisão que tomamos é sempre em conjunto com a direção nacional do Inmetro. Temos essa preocupação para garantir que tudo seja feito dentro da legalidade e não tenha prejuízo nem para os consumidores nem para os trabalhadores”, relatou o diretor-presidente do instituto, Luiz Pedro Brandão.

Com a decisão, os táxis de placas final 3 a 0 ficam liberados da verificação anual e do pagamento da taxa desse serviço. Posteriormente, de acordo com a direção do Inmeq-AL, um novo calendário será montado para realização do procedimento, visando atestar o funcionamento correto dos equipamentos.

“Entendemos o atual cenário, e por esse motivo, tomamos essa decisão de adiamento. Mas é importante pontuar que esse é um procedimento importante, tanto para o taxista quanto para o consumidor, e por isso, passado o pior momento da pandemia, retomaremos essa atividade”, ressaltou o diretor-presidente.