Alagoas

Arsal acompanha Pesquisa Anual de Vazamento realizada pela Algás

18/09/2020
Arsal acompanha Pesquisa Anual de Vazamento realizada pela Algás

A partir desta quinta-feira, 17 de setembro, até o dia 26 de outubro, toda a rede de distribuição de Gás Natural Canalizado do Estado de Alagoas será inspecionada por meio de uma Pesquisa Anual de Vazamento realizada pela Gás de Alagoas S.A. (Algás), com o acompanhamento dos técnicos da Agência Reguladora de Serviços Públicos (Arsal).

A inspeção acontece em 60 unidades consumidoras dos segmentos residenciais e comerciais (escolhidas por amostragem pela Agência), 30 postos automotivos de Gás Natural Veicular (GNV), 18 indústrias e 13 estações do sistema de distribuição de gás nos municípios de Arapiraca, Atalaia, Maceió, Marechal Deodoro, Penedo, Pilar, Santa Luzia do Norte, São Sebastião e Rio Largo.

“Nesses doze anos em que a pesquisa é realizada, todos os vazamentos encontrados foram de baixa gravidade. Nosso papel como Agência Reguladora é garantir que os usuários do gás natural tenham um serviço seguro e de qualidade. Essa atividade é uma das mais importantes ações da Nova Arsal”, contou Ronaldo Medeiros, diretor-presidente da Arsal.

A Pesquisa de Vazamento foi instituída pela Agência de forma preventiva, com o intuito de rastrear e sanar possíveis vazamentos detectados na rede de distribuição, estabelecendo ações que contribuam para a integridade e continuidade operacional do sistema de gás canalizado.

“Nessas pesquisas são utilizados equipamentos específicos para testar todos os pontos de possíveis vazamentos e, caso algum seja identificado, é avaliado o nível de concentração de gás existente, analisado o grau de risco e realizado os reparos necessários para sanar o vazamento”, explicou Clara Alves, gerente de Gás Natural da Arsal.