Variedades

Alagoanos vão participar de mostra de negócios em festival regional de Economia Criativa

25/09/2020
Alagoanos vão participar de mostra de negócios em festival regional de Economia Criativa

“Divulgar Alagoas para outros públicos é sempre uma ótima oportunidade”. A afirmação é de Gustavo Boroni, artista visual e proprietário da marca Estampa Pop, um estúdio alagoano de soluções criativas que atua com fotografia e design. O empreendedor irá representar Alagoas na mostra de negócios criativos do Festival Nordestino de Economia Criativa, evento digital que irá acontecer de 28 a 30 de setembro.

Além do estúdio Estampa Pop, também irão participar da mostra as empresas alagoanas Agência Alagoas Cultural, Contém Amores, Do lado de cá, Ekonativa, Layla Vilela Design e Bordeliê. Durante a mostra, negócios de toda a região Nordeste participarão de uma exposição virtual de produtos e serviços criativos.

Para o artista visual Gustavo Boroni, o festival é uma oportunidade de projeção para os negócios criativos da região. “É uma honra participar do festival, uma honra também ver como existem tantos criativos espalhados pelo Nordeste e nós sabemos o potencial que o Nordeste tem. Fico muito honrado em representar a minha empresa, Estampa Pop, que é uma empresa com DNA 100% alagoano que surgiu justamente para oportunizar novos talentos através de uma gestão qualificada da fotografia com design”, ressalta.

O produto criativo que irá representar a Estampa Pop na mostra de negócio é a coleção RaizCor, que possui estampas criadas para homenagear a cultura popular de Alagoas. “As estampas que eu enviei foram justamente criadas tendo como base o folclore alagoano. Então, todas as estampas da coleção RaizCor representam um caleidoscópio de cores em homenagem aos mestres da cultura alagoana. Essa coleção leva a identidade de Alagoas através dos mestres da cultura alagoana traduzidos em peças de vestuário, bolsas e acessórios”, descreve.

A Agência Alagoas Cultural, primeira operadora de turismo cultural do estado, também irá participar da mostra de negócios. Para a relações públicas e empreendedora Érica Rocha, que fundou a agência no ano passado, o festival será uma oportunidade para troca de experiências e diálogo com outros negócios do segmento. “Participar da mostra nordestina de negócios criativos é uma grande oportunidade para fazer network, para nos conectar com outros criativos do Nordeste, fortalecer e divulgar o nosso trabalho, e até para inspirar outras iniciativas na região”, afirma.

A empreendedora explica que a Agência Alagoas Cultural tem atuado com experiências turísticas que exploram a cultura alagoana. “Desenhamos experiências turísticas culturais envolvendo artistas, grupos e equipamentos culturais nos nossos roteiros. Nossas experiências estimulam processos de aprendizagem, interação e conexão com atores culturais e com a cultura local, realizando turismo de forma criativa, inclusiva e sustentável”, informa.

Festival Nordestino de Economia Criativa

Além da mostra de negócios criativos, a programação do Festival Nordestino de Economia Criativa também contará com palestras, oficinas, rodas de conversa, casos de sucesso e apresentações culturais. A programação contará, também, com uma oficina de escultura de cerâmica, conduzida pela artista alagoana Maria Corá, além de painéis sobre o futuro da economia criativa, com participação do diretor técnico do Sebrae Alagoas, Vinícius Lages, e sobre os editais de economia criativa, com participação de Débora Lima, analista técnica da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas.

Realizado pelo Sebrae Ceará em parceria com as unidades federativas do Sebrae da Região Nordeste, o evento tem por objetivo propiciar uma experiência de troca e aprofundamento sobre cultura local como fonte de criação, alegria e desenvolvimento de negócios. A programação completa do festival já está disponível e pode ser acessada por meio do endereço eletrônico http://festivaleconomiacriativa.com.br/programacao/#28.

Atendimento remoto e presencial

Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, telegram t.me/sebraealagoas, whatsapp (82) 99999-5519, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, instagram @sebraealagoas, twitter @sebraealagoas, facebook /SebraeAlagoas, youtube @sebraealagoas e o linkedIn Sebrae Alagoas.