Cidades

Agronordeste: assistência técnica melhora produtividade de avicultores em Água Branca

15/09/2020
Agronordeste: assistência técnica melhora produtividade de avicultores em Água Branca

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar Alagoas – tem auxiliado 30 pequenos produtores de Água Branca, município localizado no Sertão do estado, a 308 km da capital Maceió, para aumentar produtividade da avicultura. O trabalho de assistência técnica e gerencial, pelo Programa Agronordeste, começou em abril e já rende bons resultados.

Na propriedade de Sandro Malaquias, no povoado Serra do Poder, o zootecnista e técnico de campo do Senar, Diego Damasceno, encontrou aves não indicadas para a avicultura de postura. “Nos próximos meses, essas aves serão retiradas, com peso ideal para abate, e faremos a mudança, com a compra novas pintinhas adequadas para a atividade que o produtor escolheu”, explica Damasceno.

O técnico de campo também identificou, na primeira visita técnica, que as aves estavam com gogo, uma doença infecciosa que inibe o apetite e provoca prejuízos, tanto no ganho de peso, quanto na postura. “Elas foram medicadas e nós também trocamos a ração. Depois disso, passaram a se alimentar melhor, aumentaram o peso e até algumas que não estavam pondo, agora estão”, observa Diego.

Para Sandro Malaquias, o trabalho de assistência técnica traz conhecimentos necessários ao sucesso da produção. “A gente nunca tinha criado aves, aconteceram alguns problemas, as galinhas chegaram a adoecer, atrasaram na postura. Com a visita do técnico, ele explicou direitinho como deveria fazer, orientou, é uma assistência diferenciada”, diz o avicultor.

Pandemia
Diego Damasceno ressalta que, no início da assistência técnica, encontrou os produtores de Água Branca com dificuldades para conseguir insumos, por conta das barreiras sanitárias adotadas como forma de combater a pandemia de Covid-19. “Eles não podiam passar para conseguir ração, bebedouro, comedouro, até mesmo vacinação. Algumas coisas eu consegui trazer para facilitar a vida deles e ajudar a desenvolver a avicultura em Água Branca”, conta o zootecnista e técnico de campo do Senar Alagoas.