Geral

Treinamento capacita para atuação em situações de calamidade

13/08/2020
Treinamento capacita para atuação em situações de calamidade

Estabelecer pronta resposta em situações de calamidade pública. Este é o foco da Operação Alagoas, que está sendo realizada em Maceió pelo Exército Brasileiro, por meio do Comando Militar do Nordeste. Nesta quarta-feira (12), o Exercício da Força de Apoio à Defesa Civil foi um simulado de desabamento parcial de edificação, com resgate de vítimas e reuniu diversos órgãos municipais, estaduais e federal. A Prefeitura de Maceió apoia a iniciativa dando suporte para os treinamentos com profissionais da Defesa Civil de Maceió e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT).

O treinamento realizado durante a tarde desta quarta-feira reuniu equipes do Exército Brasileiro; das Defesas Civis Nacional, Estadual e Municipal; Corpo de Bombeiros; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); Polícia Militar; SMTT; Cruz Vermelha e outros núcleos para um atendimento simulado de desabamento de edificação com vítimas. Na estrutura montada no bairro do Pinheiro, foram utilizando entulhos de prédios demolidos na região em decorrência da instabilidade de solo.

“O Sistema Nacional de Defesa Civil é constituído por órgãos e entidades da administração pública federal, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e deve está sempre se comunicando, treinando e conhecendo a capacidade de cada um dos órgãos. Hoje foi realizado um exercício do Exército em apoio as Defesas Civis. Alagoas foi contemplado por conta do registro de desastres naturais, como deslizamentos de terra, enchentes e também o caso do Pinheiro”, explicou Dinário Lemos, coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió.

Treinamento simula desabamento parcial de edificação (Foto: Ascom Defesa Civil)

O gestor destacou ainda que o papel da Defesa Civil neste tipo de desastre é de apoio nas ações, auxiliando as agências no atendimento. “A Defesa Civil não faz resgate, atua no apoio às famílias, às vítimas e depois na avaliação dos possíveis prédios vizinhos que venham a colapsar para fazer a evacuação da área”, ressaltou Lemos.

O comandante da 10ª Brigada da Infantaria Motorizado, general Alexandre Cantanhede, explicou que o Exército tem como missão institucional o apoio à Defesa Civil. “Nós temos que estar preparados para este tipo de ação. Então, o Comando Militar do Nordeste teve essa iniciativa e contamos com o apoio e a colaboração de todos os órgãos que aqui estão envolvidos, especialmente a Defesa Civil”, destacou.

Defesa Civil de Maceió acompanha treinamento de atuação em calamidade (Foto: Ascom Defesa Civil)

“O principal objetivo é buscar esta integração que é fundamental para um problema complexo, cuja solução também é complexa. Então, a gente tem que se conhecer e saber a capacidade um dos outros, iniciar estes planejamentos iniciais de tal forma que, quando venha a ocorrer um determinado desastre, a gente tenha realmente uma pronta resposta que seja adequada e na medida certa. Está sendo extremamente positivo este exercício, estamos nos conhecendo melhor, tivemos um simpósio que foi importante para saber a parte doutrinária e as capacidades de cada um. Posteriormente um apronto operacional, onde conhecemos o material que é empregado por cada um desses órgãos e agências. E agora estamos na prática, onde cada um está empregando a sua verdadeira vocação. Cada um fazendo a sua parte de maneira que tenhamos o resultado esperado, que é a preservação de vidas”, detalhou o general.

A programação da Operação Alagoas encerra nesta quinta-feira (13), quando serão realizados mais dois treinamentos simulados. Mais um no bairro do Pinheiro com cenário de evacuação de área e outro de deslizamento de terra na região da Avenida Pierre Chalita, no Barro Duro. Os simulados têm início às 8h.

Defesa Civil de Maceió acompanha treinamento de atuação em calamidade (Foto: Ascom Defesa Civil)

Aprestamento

Nesta quarta pela manhã, a Defesa Civil Municipal participou da Formatura de Aprestamento Operacional do Exercício da Força de Apoio à Defesa Civil de Maceió, que aconteceu no 59º Batalhão de Infantaria Motorizada da cidade e faz parte da Operação Alagoas.

Na ocasião, foram apresentadas as equipes de trabalho do órgão municipal e os equipamentos utilizados diariamente pelo Centro Integrado de Monitoramento Ação de Defesa Civil de Maceió (Cimadec).