Cidades

Entrega de hospital de Boca da Mata reafirma compromisso do Governo com a saúde

14/08/2020
Entrega de hospital de Boca da Mata reafirma compromisso do Governo com a saúde

O governador Renan Filho entregou, nesta sexta-feira (14), uma ambulância de Unidade de Suporte Básico (USB) à prefeitura de Boca da Mata. A entrega aconteceu durante a solenidade de reinauguração do recém reformado Hospital Municipal Gilvan Raposo Tenório, no município localizado na região da Zona da Mata.

A USB, enviada pela Secretária de Saúde (SESAU), conta com rede de oxigênio, prancha longa de madeira para imobilização da coluna, colares cervicais, cilindro de oxigênio, talas de imobilização de fraturas, ressuscitador manual adulto e infantil, além de material de consumo, como medicamentos.

Além de a ambulância, o Governo de Alagoas contribuiu para a estruturação do hospital com três camas fawler elétricas – que permite a elevação da cabeceira em um ângulos de 45, facilitando a respiração e a circulação sanguínea do paciente – e com um respirador de transporte, usado em pacientes que necessitam do suporte respiratório enquanto são deslocados em curtos trajetos ou por curtos períodos de tempo, de um hospital para outro, por exemplo.

A unidade hospitalar passou recentemente por reforma em toda sua infraestrutura a fim de garantir melhor acesso à saúde pública e qualidade de vida à população. O hospital, que funcionará 24 horas por dia, conta dos 21 leitos para auxílio clínico, obstétrico e emergencial, além de oferecer suporte nutricional, social e psicológico aos mais de 25 mil habitantes do município.

Thiago Sampaio“Essa é uma obra que será muito importante para povo de Boca da Mata. Entregamos hoje um hospital moderno, agora as pessoas da cidade sabem que não precisarão mais se deslocar para Maceió para terem atendimento, porque teremos atendimento aqui no município”, afirmou o prefeito de Boca da Mata, Gustavo Feijó. “Estamos cumprindo o nosso papel que é o de servir o nosso povo”, disse.

Na ocasião, Renan Filho ressaltou a importância do funcionamento eficaz das unidades hospitalares municipais e garantiu ainda a estruturação do centro cirúrgico do hospital do município.

“Só sabe a importância de um hospital, uma mãe com um filho com febre ou o trabalhador que precise de atendimento num domingo à noite. Portanto, um equipamento decente dentro das novas tendências e com equipe técnica preparada pode ser resolutivo e é fundamental. Vamos agora equipar o centro cirúrgico do hospital para que as pessoas possam fazer cirurgias aqui sem precisar se deslocar para outros polos regionais. A população de Boca da Mata poderá contar integralmente com o apoio do governo do estado. Eu procuro incentivar esses investimentos que melhoram a vida das pessoas e isso é reflexo daquilo que tem acontecido em Alagoas”, afirmou.

Renan Filho disse ainda que o estado está vivendo uma transformação grande no que concerne à saúde pública, acelerada pela pandemia do novo coronavírus, sobretudo com a entrega e construção de novos hospitais espalhados por todas das regiões de Alagoas.

“O estado fez investimentos muitos sólidos em equipamentos como o Hospital da Mulher, o Hospital Metropolitano e o Hospital Regional do Norte. Agora estão por vir os hospitais regionais da Mata e do Alto Sertão. Vamos construir, em breve, o Hospital da Criança, em Maceió, e também o Hospital Metropolitano do Agreste para, aí sim, estruturar toda a Alagoas no que concerne à média e alta complexidade. Isso irradia para os municípios e as boas administrações como a de Boca da Mata, com o prefeito Gustavo Feijó, também vem colaborando com investimentos muito importantes para a estruturação da nossa Saúde. É por isso e por outras coisas que Alagoas tem dado exemplo nesse período de pandemia no Brasil”, concluiu.