Geral

3ª Amostra Grátis: Diteal expõe obras nas paredes de vidro do Complexo Cultural Teatro Deodoro

04/08/2020
3ª Amostra Grátis: Diteal expõe obras nas paredes de vidro do Complexo Cultural Teatro Deodoro

Desde que foi inaugurado em 2014, o Complexo Cultural Teatro Deodoro tem como intuito aproximar mais a arte do público, dando espaço a diversas expressões, artistas e agregando diferentes públicos. Para contribuir com esse objetivo de gerar um diálogo maior com a comunidade de uma forma geral, a arquiteta Marta Nogueira projetou o prédio com a fachada de vidro. Assim, todos que passam pelo local podem ter uma ideia do que o lugar reserva aos visitantes.

Neste momento de visitas suspensas por causa da pandemia, a arquitetura do Complexo se tornou ainda mais propícia, possibilitando uma exposição de dentro para fora. As paredes de vidro se tornaram expositoras de arte na 3ª edição da Amostra Grátis, cujas obras estão direcionadas para a rua, dando a possibilidade para as pessoas que passam por ali contemplarem os trabalhos dos artistas, sem precisar entrar no prédio.

“É com muita satisfação que recebemos mais uma edição da exposição coletiva Amostra Grátis, que nos revela o universo tão diversificado, rico e plural dos nossos artistas. Poder levar arte para o Centro da cidade, neste momento em que a cultura se faz ainda mais importante, é muito gratificante”, observou a diretora presidente da Diteal, Sheila Maluf.

Com curadoria de Viviani Duarte e Rosivaldo Reis, a exposição reúne todas as obras contidas nas edições anteriores e apresenta trabalhos dos artistas Eva Le Campion, Lú Azul, Salles, Dênis Mattos, Orlando Santos, Frédérique, Mônica Torres, Marcos Aurélio,  Persivaldo Figueirôa, Dalton Costa, Myrian Almeida, Teresa Lima, Chico Viveiros (In Memoriam), Myrna Maracajá, Agélio Novaes, Alex Barbosa (In Memoriam), Eva Cavalcante, Hércules Mendes (In Memoriam), Lula Nogueira, Maria Amélia Vieira, Marcus Plech, Paulo Caldas, Pedro Cabral, Solange Chalita, Tânia Pedrosa e Violeta Plech.

“A exposição Amostra Grátis retorna à Galeria do Complexo Cultural Teatro Deodoro numa terceira edição, proporcionando uma possibilidade muito adequada nessa situação de pandemia que estamos vivendo. O formato e conceito da exposição estão voltados para a democratização da arte, a partir de uma exposição onde o fruidor não precisa entrar na galeria para ter acesso à obra. Os banners com fotografias de 26 obras de artistas podem ser vistos pelo lado de fora da galeria, gerando uma visualização democrática. Essa proposta é muito oportuna para a nossa atual situação. A exposição Amostra Grátis retorna com muita energia positiva, cores e arte com democracia”, afirmou a curadora Viviani Duarte.

A exposição fica em cartaz a partir desta terça-feira (04/08) até 30 de setembro de 2020. “Considerando o momento, buscamos alternativas criativas e funcionais para seguirmos cumprindo com a nossa missão institucional, fomentando a arte. A exposição será composta com parte do acervo da Diteal, utilizando a fachada do Complexo Cultural Teatro Deodoro como vitrine, permitindo que o público possa ter acesso às obras sem adentrar na Galeria, se deparando com as obras exposta para o lado de fora, o que vem de nossa parte, como uma preocupação em tempos de pandemia, pois, desta forma, damos visibilidade aos artistas e às obras, porém evitando aglomeração”, concluiu o gerente artístico e cultural da Diteal, Alexandre Holanda.