Geral

Reflexão e homenagem à mulher negra: Neabi do Ifal Palmeira realiza Julho das Pretas

15/07/2020
Reflexão e homenagem à mulher negra: Neabi do Ifal Palmeira realiza Julho das Pretas

Durante todo o mês de julho, o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), campus Palmeira dos Índios, está com uma programação especial em homenagem ao 25 de julho, reconhecido, no Brasil, pelo dia da Mulher Negra. A data também é um desmembramento do Dia da Mulher Negra Afro Latino-americana Caribenha e homenageia a líder quilombola, Tereza de Benguela.

A programação está sendo realizada no perfil do Instagram do Núcleo: @neabipin, mas na próxima semana (20 a 25 de julho) será a culminância do projeto com ações que envolverão outras plataformas digitais como: o You Tube e o Google Meet. Segundo a integrante do Neabi e professora de Português, Edneide Leite, o objetivo central é o reconhecimento do papel social da mulher negra e dos impactos que isso proporciona em seu cotidiano.

O nome de nossa semana temática é um empréstimo. Julho das Pretas é, oficialmente, uma ação maior em termos organizacionais que surgiu em 2013, promovida pelo Odara – Instituto da Mulher Negra, na Bahia. Hoje, além de todo o Nordeste, mais seis estados e o Distrito Federal fazem adesão ao movimento”, diz a docente.

Este ano, no Brasil, o tema é “Em defesa das vidas negras, pelo Bem Viver”. Assim, o Neabi, como núcleo voltado para esses fins, apoia a Rede das Mulheres Negras do Nordeste nessa causa. “Promover atividades com e para o nosso público é uma ação colaborativa, ainda que não vinculada de maneira oficial aos órgãos competentes. Estamos cientes que assim temos uma dinâmica de mão dupla: aprendemos e ofertamos experiências que remetem às reflexões necessárias para o alcance do (re)conhecimento que salientamos como objetivo primordial”, ressalta Edneide.

O evento estava previsto para ocorrer no calendário acadêmico com atividades presenciais, mas devido à pandemia do novo Coronavírus, o grupo se reinventou e migrou a programação para o meio digital.

A programação oferece uma significante diversidade de ações e convidadas. CONFIRAM:

  • Galeria Benguela: é alimentada desde 1º de julho ocorrendo nos stories e sendo arquivada nos Destaques no Instagram: @neabipin. Atualizada diariamente, a galeria homenageia mulheres negras (latino-americanas e caribenhas).

  • Seção: “A voz negra”: iniciada no perfil do Instagram, é administrada pelas professoras, Fabiana Menezes e Diana de Souza. A “voz” homenageada é a da talentosa mulher negra da música brasileira: Elza Soares.

Programação de 20 a 25 de julho (segunda a sexta, às 19h)

  • Segunda, 20 (YouTube) – Contação de História.
    Bruna Fernandes, pedagoga e contadora de Histórias

  • Terça, 21 Live (Instagram)
    Paula Quintanilha, hair stylist e terapeuta holística em formação
    Mediação: Prof
    essora Jullyana Souza (Neabi Palmeira)

  • Quarta, 22 (Instagram)
    Live Musical
    Mary Alves. Cantora e compositora alagoana

  • Quinta, 23 (Google Meet)
    Roda Literária com as professoras do N
    eabi Literário (Anny Barros, Danielle Nascimento, Edneide Leite, Maria Célia Silva)

  • Sexta, 24 (Instagram)
    Live/entrevista com Prof
    essora Dra Tâmara Lúcia, coordenadora do Neabi Baobá (Ifal Satuba). Mediadora: Professora Fabiana Menezes (coordenadora do Neabi Palmeira)

  • A partir das 15h
    Sábado, 25 Instagram/YouTube

    SARAU MAKEBA – Solte a sua voz!
    Intervenções poéticas e fotográficas – alunas e convidadas
    Organização: Prof
    essora Edneide Leite