Política

PSDB de Maceió elege diretório com 70% de mulheres, em convenção virtual

27/07/2020
PSDB de Maceió elege diretório com 70% de mulheres, em convenção virtual

“O que está na lei não é garantir a participação de 30% de mulheres nas eleições e direções partidárias, mas sim de gênero. Invertemos a maioria em Maceió, elegendo um diretório municipal com 70% de mulheres e 30% de homens”, afirma a presidenta do PSDB de Maceió, deputada federal Tereza Nelma. “Isso representa a abertura de espaços para que mais mulheres participem da política e ocupem cadeiras nos parlamentos e executivos, para tomar decisões de fato”.

Ela diz que “tentaram destruir o PSDB de Maceió, mas respondemos com sua reorganização democrática, transparente, e a vontade de trabalhar para resolver os graves problemas da Capital. Agora temos diretórios em cinco zonas eleitorais, mais o do município. Estamos prontos para discutir as eleições de vereadores, prefeito e vice”, enfatizou Tereza Nelma, também eleita neste domingo.

A deputada ainda pediu ao presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, que acompanhou a eleição na sala virtual da Convenção Municipal, “que mande constar nos anais do partido que o PSDB de Maceió foi o primeiro a realizar convenções virtuais no país”. A inovação deveu-se à pandemia do Coronavírus, para evitar aglomerações, mas ao mesmo tempo garantir a participação, que mobilizou cerca de 400 filiadas e filiados. A organização foi feita por uma Comissão coordenada por Adriana Toledo, e contou ainda, entre outros, com Francine Bonfim, Djane Olegário, Marina Verçosa e Nasson Paulo Neves.

“Fico contente e parabenizo a deputada Tereza, que em paralelo a tudo isso também tem enfrentado várias lutas pessoais ao longo dos anos, mas tem saído vitoriosa em todas elas. Precisamos nos preparar para esse momento pós-pandemia, mas desde já testemunho todas essas notícias maravilhosas geradas em Maceió. Uma verdadeira inovação a maioria de mulheres nesse diretório, que certamente farão política com um espírito público, de forma organizada, e que tem todo o meu apoio”, ressaltou o presidente nacional, Bruno Araújo.

“Mais uma vez o PSDB passa na frente e inova com mulheres preparadas para assumir os cargos. O nosso intuito é esse, de ampliar esse número, com candidaturas a vereadoras e prefeitas, em todo o Brasil. Entendemos que assim teremos uma democracia real, com a contribuição e o olhar especial das mulheres”, garantiu a primeira ministra da Mulher no Brasil, Solange Jurema, presidenta de honra do PSDB Mulher.

“Teremos também, pela primeira vez, a pré-candidatura de mandato coletivo de mulheres e de um surdo. E ainda estamos trabalhando a candidatura de uma mulher trans. Isso mostra a pluralidade e o nosso empenho na promoção das minorias e da diversidade dentro do PSDB de Maceió”, completou Tereza Nelma.

Além de militantes, participaram do evento o presidente estadual do PSDB, Rodrigo Cunha e o deputado estadual Dudu Ronalsa.

Durante toda a semana, o PSDB realizou as convenções nas cinco zonas eleitorais de Maceió, elegendo diretórios zonais, comissões de ética e conselhos fiscais em cada uma, no mesmo formato por videoconferência. A descentralização partidária culminou com a convenção geral, que elegeu o Diretório Municipal, sua Comissão Executiva, e os conselhos de Ética e Fiscal.