Alagoas

Pandemia: MP participa de lives com professores, pais e alunos para tratar de responsabilidades em casa

17/07/2020
Pandemia: MP participa de lives com professores, pais e alunos para tratar de responsabilidades em casa

“Os pais devem ser um canal de manutenção do vínculo do aluno com a escola. Quanto maior o vínculo, mais acessível a via de aprendizado”. A afirmação é da promotora de Justiça, Viviane Karla Farias, da 7ª Promotoria de Justiça de Arapiraca, ad Infância e da Juventude, que tem participado de encontros virtuais que reúnem gestores em Educação, pais e alunos da rede estadual de ensino da Região do Agreste. A mais recente ocorreu nessa quinta-feira (16), a convite da 5ª Gerência Regional de Ensino (GERE).

Os encontros virtuais têm como propósito, de acordo com a promotora Viviane Karla, de alertar os pais sobre as responsabilidades das famílias, em tempo de pandemia.

“Precisamos mostrar aos pais que devem ter o compromisso de estimular os filhos a continuar estudando, acessando as aulas virtuais. Reforcei para eles que a escola continua existindo, mas de uma forma diferente”, explica a promotora de Justiça.

A preocupação no momento é relacionada à baixa adesão de alunos às aulas pela internet, o que a promotora Viviane Farias considera muito prejudicial.

“Na verdade, muitos adolescentes confudem período do isolamento com as férias e não têm se preocupado com o conteúdo que está sendo repassado por meio das aulas on-line. E os pais não têm cobrado deles, não procuram saber se estão estudando, tendo alguma dificuldade. Embora seja responsabilidade da família, do Estado e da sociedade assegurar os direitos das crianças e dos adolescentes, nesse momento de pandemia as famílias devem estar na linha de frente, mais próximas dos seus filhos, prestar a devida assistência lembrando-os das suas responsabilidades”, ressalta a promotora.

Os discussões virtuais envolveram representantes da Educação, pais e alunos de 34 unidades de ensino, de 10 municípios: Arapiraca, Craibas , Coité do Nóia , Feira Grande, Girau do Ponciano, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, São Sebastião,Taquarana e Traipu.