Alagoas

IMA representa Alagoas em reunião nacional sobre novo sistema de análises do CAR

10/07/2020
IMA representa Alagoas em reunião nacional sobre novo sistema de análises do CAR

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), na manhã desta sexta-feira (10), participou da reunião nacional organizada pelo Ministério da Agricultura. A apresentação do projeto de análise dinamizada do Cadastro Ambiental Rural (CAR), promete trazer mais celeridade e eficiência para órgãos ambientais em todo o Brasil.

O novo sistema, que está em fase de homologação e implantação, conta com o cruzamento de dados, que são informações geoespaciais e imagens via satélite. Através desse módulo, os técnicos vão conseguir realizar uma análise prévia e a partir disso notificar o proprietário caso exista alguma divergência nas informações apresentadas.

Segundo Epitácio Correia, gerente de Fauna, Flora e Unidades de Conservação (Gefuc), o modo de análise atual do CAR apresenta algumas dificuldades para todos os Estados. Com a implantação do novo módulo, vai existir uma maior efetividade nas análises dos cadastros.

“Os benefícios para Alagoas vão ser imediatos, hoje contamos apenas com dois técnicos para as análises e o módulo vai permitir mais agilidade e segurança nas análises”, explica Epitácio.

Além de ser um avanço para órgãos ambientais e produtores rurais, o módulo de análise dinamizada do CAR é um dos meios para a efetivação do Programa de Recuperação Ambiental (PRA).

“O próximo passo do cadastro ambiental rural é a implementação do PRA, ele vai ser um dos maiores programas de preservação e recuperação ambiental, então é fundamental o uso do módulo CAR e as análises concluídas para que seja implementado o PRA” finaliza o gerente da Gefuc.