Geral

Hospital de Arapiraca inicia tratamento de diálise em pacientes da covid-19

03/07/2020
Hospital de Arapiraca inicia tratamento de diálise em pacientes da covid-19

O Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca, passou a oferecer a opção de diálise, como alternativa aos pacientes da ala de covid-19. O novo serviço foi iniciado esta semana após a instalação de máquinas de hemodiálise.

Os procedimentos já eram feitos para os pacientes, mas de forma terceirizada. Agora são realizados na própria unidade. O primeiro paciente iniciou o tratamento e deu respostas positivas. A notícia foi comemorada por profissionais e pela direção do Hospital.
“O vírus age de maneira diferente em cada paciente e em alguns casos mais graves existem problemas renais. Por isso a importância de utilizarmos esses novos equipamentos no tratamento”, colocou o diretor médico Ulisses Pereira.
O suporte aos eventuais pacientes que desenvolverem a síndrome causada pelo vírus ocorre nos 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 18 de enfermaria. Um setor inteiro do hospital foi reformado para abrigar essa nova estrutura, através de investimento feito com recursos do próprio HR. Alguns equipamentos dos leitos foram cedidos pelo Governo do Estado.
Nas UTI´s, a estrutura é equipada com os ventiladores pulmonares, que são os responsáveis por assegurar a correta e necessária oxigenação do paciente. Para atender a este novo espaço e à demanda da cidade, foram contratados vários profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, além de equipes de apoio.
“Realmente é um momento de muito orgulho para todos que fazem o Hospital Regional. Saber que iniciamos esse tratamento de diálise em pacientes nos mostra que estamos no caminho certo, trabalhando para salvar vidas. Parabéns a toda equipe que está na linha de frente da covid-19, em especial ao médico Warlisson Tenório que incentivou este momento”, falou o provedor Magela Pirauá.