Alagoas

Ex-alunas do curso técnico em análises clínicas são contratadas para atuar na linha de frente do diagnóstico da covid-19

01/07/2020
Ex-alunas do curso técnico em análises clínicas são contratadas para atuar na linha de frente do diagnóstico da covid-19

“Sempre tive o sonho de trabalhar na área da Saúde e, no Senac, descobri e me apaixonei pelas Análises Clínicas. Não imaginava que tão rápido estaria trabalhando na área”, comemora Cecília Ferreira, 23, recém-formada no curso Técnico em Análises Clínicas do Senac Alagoas e técnica do Laboratório de Análises Clínicas de Maceió (Laclim), onde atua na coleta sanguínea e teste para Covid-19. “Entrei no Senac com a base do Ensino Médio e não imaginava que chegaria tão longe. A instituição me ensinou muito mais que as questões técnicas da profissão: o Senac me ensinou a acreditar em mim e, assim, conquistei uma profissão e o primeiro emprego”, emociona-se ela.

Sensação de vitória compartilhada por Renata Macena, 33, Lyzandra Santos, 20, e Juliana Melo, 33, também recém-formadas no curso e contratadas por laboratórios, em Maceió (AL), para atuar na linha de frente do diagnóstico da Covid-19. Renata divide com Cecília as atividades no Laclim. “Apesar de ser a minha primeira experiência na área, o curso me deu a segurança necessária para desempenhar as atividades com êxito. Sou grata ao Senac por ter me ajudado a realizar o sonho de ter uma profissão”, destaca ela. “É uma área que me desafia diariamente, me faz sempre querer buscar novos conhecimentos. Me sinto realizada por contribuir para o cuidado de pessoas por meio do meu trabalho”, complementa Lyzandra, recém-contratada pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen), onde atua no setor de triagem.

Juliana Melo conta que “trabalhar em laboratório” era um sonho de infância, o que se tornou possível após o curso do Senac. Ela também foi contratada pelo Lacen, onde trabalha no setor de triagem, manuseando amostras e relocando para os setores. “Relacionar a teoria com a prática é uma marca do Senac que me motivou muito a continuar o curso, dividindo o tempo entre as aulas, a administração da casa, os cuidados com os dois filhos e a faculdade de Biomedicina”, conta ela, que está no 5º período da graduação. “O Senac faz parte da minha história, o pontapé para a realização dos meus sonhos”, agradece ela.

Para Juliana Souza, instrutora e Responsável Técnica de Análises Clínicas do Senac Alagoas, a instituição tem um papel fundamental na vida dos alunos. “Além de instruir e direcionar tecnicamente para o mercado de trabalho, faz com que eles se descubram enquanto profissionais, despertando o melhor deles no campo profissional. É extremamente gratificante encaminhá-los ao mercado de trabalho e receber o reconhecimento de um trabalho sério, baseado na disciplina, confiança, segurança e, principalmente, no tratamento humanizado. Esse é o nosso diferencial: instruir para vida”, reforça.

Ana Paula Brandão é responsável técnica de Recursos Humanos do Lacen e reforça a importância da boa qualificação. “Além de Lyzandra e Juliana, temos outros ex-alunos do Senac em nosso quadro, profissionais comprometidos e competentes que fazem a diferença”, salienta. Opinião compartilhada por Kelma Araújo, coordenadora do Laclim, onde, atualmente, atuam onze ex-alunos do Senac. “A pandemia nos trouxe uma nova realidade. Percebo neles o cuidado quanto ao uso correto dos EPIs e, em especial, a empatia no atendimento aos pacientes. Estou feliz com a contratação deles e muito satisfeita com o desempenho de todos”, finaliza Kelma.