Cidades

Estrela de Alagoas: Pesquisa eleitoral aponta Aldo Lira disparado na preferência popular

07/07/2020
Estrela de Alagoas: Pesquisa eleitoral aponta Aldo Lira disparado na preferência popular

James Ribeiro foge de seu principal reduto eleitoral para evitar isolamento político

Após derrota nas duas últimas eleições, o ex-prefeito de Palmeira dos Índios, James Ribeiro (PTB), está fugindo do município onde iniciou sua carreira política e lhe deu dois mandatos de prefeito. Para evitar o amargo isolamento, ele agora tenta ser prefeito da cidade vizinha, Estrela de Alagoas. Mas segundo pesquisas de opinião pública, Ribeiro não consegue sequer atingir os 20% da intenção de voto.

De acordo com o Instituto Falpe, o atual vice-prefeito, Aldo Lira (Progressistas), seria eleito prefeito com larga vantagem diante dos demais pré-candidatos: 59%. James Ribeiro obteve 18%, 15% dos entrevistados optaram por nenhum e 8% preferiram não opinar. O levantamento foi realizado nos dias 23 e 24 de junho e foi registrado no TSE com nº 6559/2020.

 

Sem mandato e com apoio político de pouca expressão na região, James Ribeiro terá de enfrentar a tradicional família Garrote, que participa da história política de Estrela de Alagoas desde a fundação do município. Aldo Lira, candidato dos Garrote, é apoiado pela deputada estadual Ângela Garrote (sua irmã), atual prefeito Arlindo Garrote (sobrinho) e pelo vereador por Palmeira dos Índios, Toninho Garrote (sobrinho). Além disso, o deputado federal Arthur Lira – atualmente uma das figuras políticas mais importantes do Congresso Nacional -, também é um dos fiadores dessa pré-candidatura.

Além da Rejeição – a maior entre os demais pré-candidatos: 22% -, o passado político de Ribeiro deverá ser relembrado, desde a época em que seu então adversário político Albérico Cordeiro (já falecido) dizia publicamente que “o primeiro emprego de James será na prefeitura”.

 

Família Garrote tem expandido suas bases políticas

Por outro lado, a família Garrote tem expandido suas bases políticas desde que a matriarca da família, Ângela Garrote, assumiu o mandato de deputada estadual. Ela é pré-candidata a prefeita de Palmeira dos Índios e apoia os principais pré-candidatos dos municípios de Igaci e Minador do Negrão, respectivamente, Edval Gaia Filho e Josias Aprígio.

Vale destacar que a esposa de James Ribeiro, Mosabele Brasileiro (PTB) é pré-candidata à prefeitura de Palmeira dos Índios, o que irá exigir ainda mais musculatura do ex-gestor, que tenta a todo custo retornar ao poder. A maior dificuldade da ex-primeira-dama tem sido afalta de grupo para compor uma chapa proporcional, tendo em vista a ausência de recursos para o financiamento da campanha dos pré-candidatos ao cargo de vereador.

Em 2018, quando disputou o cargo de deputado estadual, Ribeiro obteve 410 votos em Estrela de Alagoas. Já Ângela Garrote, 4.867.