Geral

Creas disponibilizam atendimento para população com direitos violados

08/07/2020
Creas disponibilizam atendimento para população com direitos violados

Nos cinco Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), localizados em diversos bairros da capital, a população encontra serviços especializados para famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos, como violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas e cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto. Esses equipamentos sociais, vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), atendem crianças, adolescentes, idosos, mulheres e qualquer pessoa que teve seus direitos violados.

Neste período de pandemia e isolamento social por causa da Covid-19, o atendimento e acompanhamento do Serviço de Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos Vítimas de Violência (PAEFI) está sendo realizado presencialmente e por telefone, mas está restrito a demandas específicas identificadas pelas equipes técnicas, ou mediante prévio agendamento telefônico, e-mail e whatsapp, de segunda a sexta-feira, além das questões relacionadas ao auxílio emergencial. O atendimento acontece das 8h às 14h.

Os atendimentos presenciais de casos urgentes de usuários vítimas de violência, encaminhados pelos órgãos de defesa e proteção no município, estão sendo analisados pelas equipes de referência, de acordo com a urgência e a necessidade de cada caso, agendados em horários espaçados, considerando medidas que assegurem a segurança dos trabalhadores e usuários.

Os Creas oferecem quatro serviços especializados, dos quais se destacam o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi); Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas); Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade; e o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosos e suas respectivas famílias.

Além do atendimento presencial, os Creas também estão atendendo aos usuários por telefone, e-mail e whatsapp, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, para evitar aglomeração nas unidades.

– Creas Paefi Jatiúca

E-mail: [email protected] whatsapp 3312-5963

– Creas Paefi Poço

E-mail: [email protected] whatsapp 3312-5964 / 98752-9843

– Creas Paefi Benedito Bentes

Whatsapp 3312-5961

– Creas Paefi Orla Lagunar

E-mail [email protected] whatsapp 3312-5962

– Creas Santa Lúcia

E-mail [email protected] whatsapp 3312-5965