Geral

Covid-19: CDC expande lista de fatores de risco para evolução com gravidade

16/07/2020
Covid-19: CDC expande lista de fatores de risco para evolução com gravidade

A pandemia de Covid-19 ainda preocupa por seus números de infectados e de casos graves, já tendo chegado à marca de mais de 50 mil óbitos no Brasil. Com base em uma revisão detalhada de conteúdos publicados até momento, o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) atualizou lista de quem corre maior risco de evoluir com gravidade, caso infectado pelo SARS-CoV-2.

Como já sabíamos, os idosos e pessoas com comorbidades continuam no centro das preocupações. Porém, agora algumas condições subjacentes endossaram a nossa lista.

Novos fatores de risco para Covid-19

Segundo o CDC, os ajustes nos fatores de risco, foram:

  1. Remoção do limite de idade específico da classificação de adultos mais velhos. Agora, o risco aumenta constantemente à medida que você envelhece, e não são apenas aqueles com mais de 65 anos que têm maior risco de doenças graves.
  2. Atualização da lista de condições médicas subjacentes que aumentam o risco de doenças graves, agora temos: doença renal crônica; doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC); obesidade (IMC de 30 ou mais); estado imunocomprometido (sistema imunológico enfraquecido) do transplante de órgão sólido; condições cardíacas graves, como insuficiência cardíaca, doença arterial coronariana ou cardiomiopatias; anemia falciforme; diabetes tipo 2.
  3. Outras condições que podem aumentar o risco de uma pessoa ter doença grave: asma, hipertensão, condições neurológicas (demência, AVC) e gravidez.

Fatores de risco versus abertura gradual

Apesar de alguns lugares no Brasil, viverem um clima de abertura gradual de atividades comerciais e de lazer, precisamos estar atentos aos fatores de risco e à curva de casos nessas regiões. Todo contato com outras pessoas tem algum grau de risco no momento. Saber se seu paciente corre um risco aumentado de doença grave e entender os riscos associados a diferentes atividades da vida diária pode ajudá-lo a tomar decisões sobre em que momento retornar às atividades.

Neste contexto, todos devem continuar a contribuir para implementação de estratégias de prevenção, como priorizar atividades em que o distanciamento social pode ser mantido, lavar as mãos, limitar o contato e desinfetar superfícies comumente tocadas ou itens compartilhados e usar máscaras de pano quando estiver com outras pessoas com quem não reside.