Geral

Maceioenses têm até esta quarta para aproveitar desconto de 20% no IPTU 2020

08/06/2020
Maceioenses têm até esta quarta para aproveitar desconto de 20% no IPTU 2020

Os maceioenses que querem aproveitar o desconto de 20% no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2020 tem até a quarta-feira (10) para efetuar o pagamento. O benefício foi fruto de medidas tributárias implementadas pela Prefeitura de Maceió que visam minimizar os impactos socioeconômicos durante o cenário de combate ao novo coronavírus.

Para reduzir os danos econômicos na gestão da cidade e pensando em facilitar a vida dos contribuintes, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Economia (Semec), ofereceu descontos ampliados de 30% e 20% para quem antecipasse o pagamento do tributo, além do já tradicional desconto de 10% na cota única que segue até dia 30 deste mês. O prazo para o desconto de 30% já foi expirado, no último dia 11 de maio.

“A ampliação dos descontos veio facilitar a vida do contribuinte maceioense e também permitir mais equilíbrio fiscal para que a administração municipal possa continuar garantindo os serviços prestados à população, principalmente, neste período de pandemia. Disponibilizar descontos maiores foi um estímulo para muitos”, disse Fellipe Mamede, secretário municipal de Economia.

O cenário atual trouxe aumento significativo dos gastos municipais, com ações diretamente relacionadas ao combate ao novo coronavírus como desinfecção de espaços públicos, ampliação dos esforços de Saúde e ações de Assistência, além das ações indiretas como aumento na fiscalização para cumprimento das medidas preventivas, atuação para retomada das atividades econômicas, entre outras. Ao mesmo tempo em que apresenta uma queda brusca na arrecadação municipal, diante da paralisação parcial de grande parte do setor produtivo.

“É muito importante este retorno do cidadão maceioense neste momento para que juntos possamos unir forças e continuarmos trabalhando para fazer de Maceió uma cidade melhor para se viver, superando este momento de crise que atinge o país”, complementou Mamede.

O desconto é exclusivo para emissão das guias pela internet e para quem optar pela cota única. Para emitir a guia, é preciso acessar o site da Prefeitura de Maceió www.maceio.al.gov.br, clicar no menu IPTU 2020 na página principal, digitar a inscrição imobiliária e imprimir o boleto com o novo desconto.

Ficou assegurado o crédito referente ao maior desconto aos contribuintes que antes da vigência do Decreto efetuaram o pagamento da Cota Única com 10%. Ou seja, quem já efetuou o pagamento integral do IPTU 2020 fica com o percentual de 20% de crédito do valor para ser compensado, automaticamente, no exercício de 2021. Caso já tenha optado pelo parcelamento e efetuado o pagamento de alguma parcela, poderá emitir a nova guia com o valor integral, com os respectivos descontos que se aplicarem, garantindo-se a compensação das parcelas pagas também no exercício de 2021.

Mais informações pelo 3312-5060