Geral

James Ribeiro: “Minha família tem histórico de serviços prestados ao povo de Estrela”

23/06/2020
James Ribeiro: “Minha família tem histórico de serviços prestados ao povo de Estrela”

Ex-prefeito de Palmeira filiado ao PTB é pré-candidato em Estrela, já escolheu futuro companheiro de chapa e reuniu maior grupo de oposição da história do Município. No destaque fac-simile do título de eleitor com domicílio em Estrela

Aos 50 anos, James Ribeiro, ex-prefeito de Palmeira dos Índios e filho do saudoso deputado Helenildo Ribeiro, resolveu dar uma guinada em sua vida política e anunciar sua pré-candidatura a prefeito de Estrela de Alagoas, município coirmão palmeirense.

James reafirma a história política de seu pai Helenildo Ribeiro, que como deputado sempre trabalhou para a região e o município estrelense e deseja caso seja eleito implantar o desenvolvimento no município. “Quero fazer em Estrela uma gestão modelo, como fiz em Palmeira”, diz.

“Tive oportunidade de ajudar muita gente em Estrela – como assessor de meu pai em Brasília e também como prefeito de Palmeira, cidade que administrei por dois mandatos e que é fronteira com Estrela”, disse.

James é enfático ao dizer que pensou bastante sobre a possibilidade de se envolver diretamente na política de Estrela de Alagoas, mas o histórico de serviços de sua família ao município pesou bastante.

“Muitos amigos vieram me pedir para enfrentar esta luta. Uma das entusiastas foi Geralda Ferro, essa mulher guerreira que sempre se manteve altiva, combatendo o bom combate e após isso conseguimos reunir o maior grupo de oposição da história política de Estrela. Isso me entusiasmou e todos apoiaram meu nome como pré-candidato”, diz James Ribeiro.

Segundo município mais novo de Alagoas, emancipado em 5 de outubro de 1992, Estrela de Alagoas hoje com 18.201 habitantes, teve como primeiro prefeito, o ex-vereador palmeirense Adalberon Duarte e depois dele sucessivamente, membros da família Garrote se sucedem no poder durante 25 anos, sempre derrotando os adversários com boa margem de votos.

Agora, na eleição de 2020, o páreo promete ser duro. Arlindo Garrote (PP) que deixa a
prefeitura após dois mandatos, indicou o tio Aldo Lira (PP), irmão da deputada Ângela Garrote como pré-candidato para concorrer à prefeitura.

E o que parecia ser mais uma eleição fácil,pode mudar de ares com
a entrada do ex-prefeito palmeirense como précandidato – que já provou ser bom de urna e vai para o páreo.

Além disso, James tem apoio incondicional do deputado-estadual Antônio Albuquerque e do deputado-federal Nivaldo Albuquerque.

Localmente, além da forte liderança de Geralda Ferro, dois vereadores (ex-aliados dos
Garrote) Jonas Lima e professor Roberto Fausto encorpam o grupo político que possuem ainda várias lideranças rurais, sindicais e comerciantes.

O grupo está tão coeso que já decidiu o précandidato a vice-prefeito: trata-se de Cícero
Pinheiro, ex-presidente do Sindicato Rural dos Trabalhadores e liderança política de Ipueiras, a maior comunidade rural do município.

Filiado ao PTB

O ex-prefeito de Palmeira dos Índios durante dois mandatos James Ribeiro disse em
entrevista exclusiva para a Tribuna do Sertão que a sua família tem histórico de serviços prestados ao povo estrelense, a exemplo do abastecimento de água na cidade, através da Adutora do Bálsamo quando o seu pai, o saudoso ex-prefeito de Palmeira dos Índios e ex-deputado federal Helenildo Ribeiro conquistou essa importante obra no ano de 1993 na época que se encontrava no Congresso Nacional em Brasília.

Segundo o pré-candidato, a “família Garrote que não tem origem estrelense está no poder há 25 anos e pouco fez pela sociedade local. “A decisão de me candidatar é fruto da união de todos os grupos de oposição à família Garrote, que vieram solicitar que
eu entrasse nessa luta de retirá-los do poder e libertar os munícipes dessa situação existente há tanto tempo, além de implantar no município um modelo de gestão
para favorecer a todos que procurarem os serviços públicos municipais, assim como sou
uma opção de mudança, perante a história e possuo fortes laços com Estrela desde sempre”, declarou.

Em relação, aos projetos que pretende realizar, James destacou os seguintes: “Educação de qualidade com merenda escolar boa e condições de trabalho satisfatórias para os profissionais do setor; médicos e remédios todos os dias nas Unidades Básicas de Saúde; fazer com que os serviços públicos funcionem de forma plena, além de construir um Matadouro e Mercado Público, pois a carne que o povo estrelense consome é abatida de forma medieval e isso traz sérios riscos a sua saúde; construir uma Maternidade Pública para que os nascidos em Estrela sejam registrados no próprio município e não em Palmeira dos Índios; promover concurso público para assim libertar o povo sofrido das amarras da família Garrote”, enumerou.

Sobre a realização da eleição esse ano, Ribeiro, disse que é imperioso o pleito ser ainda nele. “A eleição não será da maneira tradicional, por conta da pandemia e a campanha para atrair os eleitores será de modo digital, o que nos obriga realizá-la de forma sensata no corrente ano, explicou”.

Já sobre os aliados para essa missão de concorrer à prefeitura de Estrela de Alagoas, James Ribeiro citou o seu pré-candidato a vice-prefeito como peça fundamental durante a execução desse processo. “Meu vice, o ex sindicalista e filiado também ao PTB Cicero Pinheiro é ex-aliado dos Garrotes e natural do maior povoado de Estrela, que é o Ipueiras”, pontuou.

Por fim, e para não esquecer a cidade que governou por duas vezes, o ex-prefeito de Palmeira dos Índios, afirmou que o atual Júlio Cézar só realizou alguma coisa em sua gestão, graças aos recursos deixados por ele nos cofres públicos municipais, a exemplo da reforma na tradicional Praça da Independência.