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Covid-19: Unidades de Referência ultrapassam 10 mil atendimentos

09/06/2020
Covid-19: Unidades de Referência ultrapassam 10 mil atendimentos

Pacientes passam por todo o fluxo dentro da unidade.

A aposentada Nazaré Teixeira estava com tosse, febre e dor de cabeça quando decidiu procurar a Unidade de Referência em Síndrome Gripal do Novo Mundo. Com um atendimento humanizado e profissionais qualificados, a usuária, que voltou à unidade para o retorno com o médico, conta como foi a assistência recebida.

“Eu vim dia 1º de junho e foi rápido. Passei pela triagem e depois a médica atendeu e me passou alguns remédios e exames”, disse a paciente que, por ser cadeirante, estava acompanhada de sua filha, Diana Teixeira. “No outro dia, a gente só veio fazer o exame de sangue e trazer o resultado da tomografia”, relatou Diana.

Popularmente conhecidas como sentinelas, as quatro Unidades de Referência em Síndrome Gripal de Maceió ultrapassaram os 10 mil atendimentos na noite desse domingo (7). Os postos especializados fazem parte das estratégias adotadas pela Secretaria Municipal de Saúde para garantir assistência de qualidade aos usuários com suspeita de Covid-19 e outros sintomas gripais.

Nazaré Teixeira foi atendida na Unidade de Referência em Síndrome Gripal do Novo Mundo

Outros depoimentos também chegam por meio das redes sociais. Christiano Eduardo Leite divulgou em seu perfil uma mensagem de agradecimento após ter sido atendido na Unidade de Jacarecica e recebido os encaminhamentos necessários. “Gente, bom dia. Tô aqui no posto de Jacarecica e gostaria de dar meu testemunho, que o atendimento aqui foi simplesmente sensacional espetacular, atencioso. Os funcionários comprometidos, a médica foi sensacional, me atendeu perfeitamente, foi rápido. O ambiente aqui é super limpo, arejado, profissionais capacitados”, afirmou no vídeo publicado após atendimento na manhã de ontem (7).

O funcionário público destaca ainda o acolhimento recebido desde o primeiro momento na unidade e classificou a iniciativa como “altamente positiva”.

“Conversei com o enfermeiro, que me passou pra médica. Ela me atendeu e avaliou que não seria útil fazer o teste rápido. Ao me examinar viu que eu apresentava um chiado grande pulmonar. Então, me encaminhou pra fazer a tomografia, que eu fiz ontem mesmo, e passou a medicação que eu peguei na farmácia do posto. Hoje pela manhã eu voltei pra fazer exames laboratoriais e o atendimento fluiu normalmente, mais rápido que o esperado”, comentou o usuário.

Unidades funcionam há um mês

No dia 4 de maio as duas primeiras unidades, localizadas no Graciliano Ramos e Santa Amélia, passaram a funcionar no novo modelo. Em seguida, no dia 20 de maio, foi a vez dos atendimentos iniciarem no Novo Mundo. Em 1º de junho, a UBS de Jacarecica começou a atender no novo modelo na estrutura da unidade reformada. Todos seguem o mesmo modelo de atendimento e funcionam de domingo a sábado, das 7h às 19h.

As unidades contam com salas de triagem, atendimento médico, observação, de procedimentos e medicação, farmácia, testagem e coleta, além de realizar encaminhamento para a realização de exames de Raio X, Eletrocardiograma e Tomografia. Há ainda uma sala para a equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), que controla as notificação de casos.

Mais de 3.500 testes foram realizados

Os dados apontam ainda que, durante o período de funcionamento, a UBS Walter Moura de Lima realizou 4.315 atendimentos. Destes, 1.713 testes rápidos foram realizados e 491 usuários tiveram o diagnóstico positivo. Já a UBS Jorge Duarte atendeu 3.668 e fez 1018 testes naqueles pacientes que se enquadravam dentro dos critérios necessários, obtendo 329 resultados positivos.

A USF Novo Mundo já atendeu a 1611 pacientes durante seu funcionamento, ofertando 496 testes rápidos, dos quais 186 tiveram o resultado positivo. Inaugurada semana passada, a URS Maria da Conceição Paranhos já atendeu a 582 usuários e ofertou 278 testes, tendo 95 usuários com diagnóstico positivo.

Sendo assim, 68,6% dos testes feitos nas unidades tiveram resultado negativo, enquanto 31,4% tiveram resultado positivo.

68,6% dos testes feitos nas unidades tiveram resultado negativo, enquanto 31,4% tiveram resultado positivo.

Nas unidades, os testes são indicados pelos médicos, após atendimento, quando o profissional avalia que o paciente atende aos critérios necessários. De acordo com protocolo do Ministério da Saúde, os usuários devem respeitar o prazo de oito dias após o aparecimento dos sintomas e 72 horas sem, com o objetivo de evitar um falso negativo.

Voltadas para atendimentos de usuários com sintomas gripais leves, como tosse, coriza, febre e dores de cabeça, garganta e no corpo, o objetivo é que os pacientes sejam atendidos ainda no início, evitando que a doença se agrave.

“Se o usuário procura nossas unidades quando está no começo da doença, vai ter um tratamento adequado em tempo oportuno e esse é o nosso objetivo. Nós estamos recebendo um retorno muito positivo da população pelo atendimento destas unidades, por isso agradecemos aos profissionais que têm se dedicado e reforçamos com a população que seguimos trabalhando para ampliar os serviços”, frisa o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô.

Conheça o fluxo de atendimento destas unidades

Saiba quando procurar as Unidades de Referência em Síndrome Gripal