Cidades

Clube de Leitura promove “quarentena cultural” no sistema socioeducativo

02/06/2020
Clube de Leitura promove “quarentena cultural” no sistema socioeducativo

Simples de usar, transformador e porta para muitos universos, o livro é considerado unanimemente a ferramenta mais eficaz para adquirir conhecimento e um dos pilares do desenvolvimento educacional. Além disso, o hábito da leitura tornou-se forte aliado em um momento desafiador para todos, que é a pandemia da Covid-19.

Pensando nisso, a Superintendência de Medidas Socioeducativas (Sumese), em colaboração com a Escola Estadual Educador Paulo Jorge Dos Santos Rodrigues, que atende o público privado de liberdade, iniciou o projeto pedagógico intitulado Clube de Leitura, que trabalhará atividades literárias com os adolescentes e jovens adultos que cumprem medidas de internação em Alagoas.

As atividades do Clube da Leitura são realizadas com apenas dois adolescentes por vez e que convivem no mesmo alojamento, seguindo as orientações de distanciamento social, sem causar aglomerações e os cuidados exigidos pelo período de pandemia do novo coronavírus.

O supervisor de Esporte, Cultura e Lazer da Seprev, Thiago Santos da Silva, explica que a ação irá complementar o trabalho pedagógico desenvolvido com os adolescentes durante o período de isolamento social e será integrada ao currículo regular da escola. Os socioeducandos já receberam os livros, que incluem autores consagrados da literatura brasileira, como José de Alencar, Lima Barreto, Aluízio Azevedo e Machado de Assis.

“Os títulos foram escolhidos de acordo com o nível escolar dos adolescentes, desde as séries iniciais até o ensino médio, e todas as Unidades de Internação atendidas pela Escola Paulo Jorge já foram contempladas. Após a leitura, os alunos farão atividades referentes à obra escolhida, como resumos e questionários que serão utilizados como recursos didáticos em sala de aula”, disse Thiago.

Para a gerente de Desenvolvimento Integral da Sumese, Cássia Moreno, o projeto contribui fortemente para a mudança de mentalidade e comportamento dos jovens, uma vez que desperta a maturidade intelectual e o senso crítico.  Cássia ressalta ainda que atividades como esta ajudam na higiene mental dos adolescentes, que, por alguma razão, já convivem com o isolamento social.

“A leitura é importante em todas as fases da vida, mas é fundamental nos primeiros anos escolares, pois melhora o vocabulário, a escrita e contribui para o desenvolvimento do senso crítico e da criatividade. O Clube de Leitura é uma oportunidade rica e diversificada, por meio da qual os adolescentes irão adquirir conhecimento e renovar seus conceitos, pois o livro tem esse poder”, afirma a gerente.

Atualmente, cerca de 310 jovens e adolescentes cumprem medidas socioeducativas em Unidades de Internação de Alagoas. Segundo a superintendente Denise Paranhos, “com o início da pandemia, o sistema modificou protocolos de ação e adotou com sucesso um plano de contingência para evitar contaminações e, até o momento, nenhum caso de Covid-19 foi verificado”.