Variedades

Alô Saúde Mental vai orientar sobre transtornos mentais em meio à pandemia

01/06/2020
Alô Saúde Mental vai orientar sobre transtornos mentais em meio à pandemia

Serviço é acessado por telefone, whatsapp ou por uma plataforma no site da Sesau (Foto: Igor Nascimento)

Estudos epidemiológicos apontam que o isolamento social é imprescindível para frear a curva de contaminação pelo novo coronavírus e evitar até 95% das mortes, conforme aponta o Imperial College de Londres. Mas, por outro lado, o confinamento tende a ocasionar sérios transtornos mentais, segundo apontam estudos produzidos por renomados pesquisadores da área. Para orientar as pessoas em sofrimento psicológico durante a pandemia da Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) lançou, nesta segunda-feira (1º), o Alô Saúde Mental, serviço com funcionamento diário, de domingo a domingo, das 7h às 19h, onde será possível receber orientações de psicólogos.

O Alô Saúde Mental terá o mesmo perfil do Alô Saúde, onde será possível acessá-lo através de uma plataforma de atendimento via whatsapp, que está disponível pelo número 3315-1532. Também no portal da Saúde Alagoas (www.saude.al.gov.br), o usuário terá a oportunidade de entrar em contato com psicólogos, por meio de um link exclusivo, via chat, que estará disponível permanentemente, permitindo tirar dúvidas e ser acolhido psicologicamente, quando estiver em situação de desconforto e sofrimento psíquico.

De acordo com o supervisor de Atenção Psicossocial da Sesau, Rodrigo Gluck, o Alô Saúde Mental foi idealizado porque, assim como o psicológico das pessoas é afetado pelo luto, problemas financeiros e falta de rotina, o isolamento causado pela Covid-19 também está afetando a psique das pessoas. “O confinamento, a falta de contato humano, autonomia e liberdade também são fatores agravantes que contribuem para o surgimento de transtornos mentais, e cabe às autoridades de saúde zelar pelo bem-estar mental dos cidadãos. Daí por que a relevância do serviço”, justificou.

Ainda de acordo com Rodrigo Gluck, há mais de um mês o jornal The New York Times publicou uma reportagem que mostrou o aumento de 37% no uso de ansiolíticos por parte dos norte-americanos. E, há duas semanas, a CNN Brasil exibiu uma reportagem em que a Organização das Nações Unidas (ONU) já alerta para uma crise global de saúde mental, causada em decorrência do novo coronavírus. Realidade que mostra a necessidade de cuidar do psicológico das pessoas confinadas em razão da pandemia da Covid-19.

Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, o Alô Saúde Mental atesta que o compromisso do governo de Alagoas é zelar pela saúde dos alagoanos de forma integral. “Sabemos que a saúde do corpo está relacionada ao bem-estar mental. Neste momento de isolamento, que é necessário para evitar um mal maior, é mais do que compreensível que as pessoas sofram com problemas psicológicos e, enquanto saúde pública, é nosso dever cuidar dos alagoanos em sua integralidade”, ressaltou.