Geral

Usuário do SUS com sintomas da covid-19 reclamam que testes são limitados em Palmeira

13/05/2020
Usuário do SUS com sintomas da covid-19 reclamam que testes são limitados em Palmeira

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de Palmeira dos Índios com sintomas da covid-19 denunciaram à redação da Tribuna do Sertão via whatsapp de que estão indo fazer o chamado teste rápido e estão sendo mandados de volta para casa, sem agendamento.

Segundo um dos informantes, apenas dez testes rápidos estão sendo realizados diariamente e muita gente indo embora sem fazer o teste.

Há casos e relatos de pessoas com a covid-19 e de parentes que procuraram o laboratório público e tiveram o pedido negado, mesmo com requisição médica e após 8 dias da recomendação.

A realização do teste é a partir do sétimo dia dos sintomas ou, preferencialmente, no décimo dia e com solicitação médica.

Medida necessária

A Secretaria Municipal de Saúde  de Palmeira dos Índios informou em 24 de abril que  recebeu 6.400 testes rápidos para a covid-19, que seriam feitos em trabalhadores de saúde e de segurança pública, pois são parte da força de resposta essencial nesse momento, além de ser uma medida para manter a atuação desses trabalhadores e controlar a disseminação da doença na população.

O Ministério da Saúde (MS) recomenda que os testes para detecção de anticorpos contra a SARS-CoV-2 sejam realizados em pessoas sintomáticas, que se enquadrem nas categorias: trabalhadores de serviços de saúde em atividade, trabalhadores de serviços de segurança pública em atividade e pessoa com diagnóstico de Síndrome Gripal, que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou segurança em atividade.

Após 14 dias do anúncio (8 de maio) da chegada dos 6400 testes, apenas 229 testes tinham sido realizados no Remy Maia, que possui no quadro funcional 4 biomédicos, 5 técnicos de laboratório, duas recepcionistas e um profissional de serviços gerais, que trabalham de segunda à sexta-feira de 7h ao meio dia.

O laboratório realiza o diagnóstico da Covid-19 pelo método de teste rápido, sorológico.

O exame é destinado aos profissionais das áreas de Saúde e Segurança Pública em atividade, parentes que morem da mesma residência dos infectados e que apresentem sintomatologia.

Nosso whatsaap

Qualquer denúncia pode ser enviada para o whatsaap da Tribuna do Sertão pelo número (82) 99109-3297 ou pelo número (82) 99824 – 9672