Variedades

Sistema e-Ouv acrescenta Covid-19 como novo assunto de manifestação de ouvidoria

26/05/2020
Sistema e-Ouv acrescenta Covid-19 como novo assunto de manifestação de ouvidoria

Os cidadãos alagoanos que utilizarem o Sistema de Ouvidoria de Alagoas (e-Ouv), agora terão mais um tipo de assunto para classificar sua manifestação. O Instituto de Tecnologia em Informática e Informação (Itec), por solicitação da Controladoria Geral do Estado (CGE), acrescentou no e-Ouv um novo campo com o assunto “COVID-19”, que especificará toda manifestação referente à pandemia mundial e seus reflexos em nosso estado.

A chegada do coronavírus em Alagoas, em meados de março, tornou necessário um maior acompanhamento das manifestações recebidas pelas ouvidorias do poder executivo com os assuntos relacionados à Covid-19. Sempre obedecendo às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e às orientações dos primeiros Decretos Estaduais, 69.501/2020 e 69.502/2020, que definem as medidas de enfrentamento ao coronavírus no âmbito do Estado.

Segundo a controladora-geral do Estado, Maria Clara Bugarim, esse novo campo facilita o acompanhamento em tempo real, pela população, e contribui para o controle social.

 “O campo com o assunto Covid-19 serve não só para facilitar a filtragem dos protocolos e o monitoramento específico das manifestações relacionadas a esta matéria pela Controladoria, como também possibilita que a sociedade acompanhe, em tempo real, através da sala de controle do referido sistema, o andamento e o tratamento dado pelos ouvidores a estas demandas, facilitando assim o controle social”, destacou.

O Sistema já contava com 17 assuntos, especificidades como “educação”, “saúde”, “cultura”, “infraestrutura” e o campo “outros”, para as manifestações às quais não seja possível classificar dentre os assuntos disponíveis.

“Nós do Itec estamos sempre a postos para contribuir com o Governo de Alagoas e com a CGE e hoje principalmente na luta contra o coronavírus. A sala de controle é uma ferramenta que possibilita que dados brutos sejam entregues em informações detalhadas na forma de gráficos e índices, possibilitando uma ideia generalizada dos órgãos, em específico, e também por assuntos. Por isso, ela será fundamental nessa triagem que precisamos realizar sobre o panorama da Covid-19 junto aos serviços de ouvidoria” explicou o analista de sistemas do Itec, Edson Alves.