Geral

Síndromes gripais: unidade de Jacarecica passa a funcionar a partir de segunda (1º)

29/05/2020
Síndromes gripais: unidade de Jacarecica passa a funcionar a partir de segunda (1º)

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que por conta da chuva não foi possível resolver uns problemas técnicos na Unidade de Referência em Síndromes Gripais Maria da Conceição Fonseca Paranhos, que fica em Jacarecica, impedindo que a unidade comece a atender os casos de usuários com sintomas gripais leves nesta sexta-feira (29). A unidade funcionará com a nova estrutura a partir de segunda-feira (1°).

A nova unidade, que será reaberta após um período de reformas estruturais, funcionará de domingo a domingo, das 7h às 18h, em regime de plantão. Assim como nas outras três unidades de referência em síndromes gripais já abertas pela Prefeitura de Maceió, nos bairros da Santa Amélia, Graciliano Ramos e Novo Mundo, essa também será destinada a pacientes com sintomas leves de síndrome gripal, como febre, tosse, dor de garganta, dor de cabeça e dor no corpo.

Profissionais devem realizar a triagem de pacientes. Foto: Ascom/SMS

No local, os pacientes podem contar com salas de triagem, atendimento médico, sala de observação, procedimentos, medicação, farmácia, testagem, coleta e realização de exames laboratoriais e de imagem. Além disso, a unidade também conta com um espaço para a equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), responsável pela notificação de casos suspeitos.

Segundo o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, a ampliação dessas unidades é fundamental para que os casos leves não se agravem. “Estamos ampliando essas unidades sentinelas para que a população tenha locais específicos e para que sejam assistidas ainda no começo, com sintomas leves, seja de coronavírus ou algum tipo de gripe”, destaca.