Alagoas

SENAI-AL produz protetores faciais mais confortáveis a profissionais de saúde

19/05/2020
SENAI-AL produz protetores faciais mais confortáveis a profissionais de saúde
Foto: Arquivo/EBC

No esforço de combater o avanço da pandemia de covid-19 no estado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) atua na fabricação de protetores faciais que serão doados a profissionais de saúde.

Segundo o gerente de Tecnologia do SENAI-AL, Welton Barbosa, o objetivo é produzir um equipamento alternativo que dê mais conforto ao médico ou enfermeiro, por exemplo, que for utilizá-lo.

“Já que o profissional de saúde passa boa parte do dia utilizando um equipamento na cabeça, alguns modelos o machucavam na testa e na nuca. Então, optamos por um modelo que foi validado em São Paulo e, através de um contato do Recife, buscamos aperfeiçoar esse modelo e desenvolver o nosso”, explica.

Barbosa aponta que a confecção é feita por meio de impressoras 3D. Como esse processo é mais lento, ainda não há uma estimativa de quantos protetores faciais podem ser feitos por dia. “A cada ‘fornada’, fabricamos 12 suportes. No entanto, essa fabricação leva em torno de nove horas para esse volume de produção. Por isso, fica longe de um processo que possa ser escalonado”, indica.

“Quando o projeto avançar e passarmos da fase de desenvolvimento de um molde, usaremos outra frente que poderá ser escalonada, onde a estimativa de produção deverá ser de 20 segundos para a fabricação de cada unidade”, projeta.

Em ação paralela, técnicos do SENAI aperfeiçoam a produção do visor do protetor facial que é fabricado por uma equipe da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). O SENAI é responsável pelos cortes e furos nos equipamentos que serão integrados ao suporte construído pela equipe da universidade.

Plataforma on-line 

Como forma de ajudar empresas e pessoas que estão em busca de oportunidades nesse momento de crise, o SESI e o SENAI “dão uma força”. É com essa mensagem que as instituições fornecem dicas para você descobrir qual a melhor oferta para sua vida ou seu negócio por meio de uma plataforma.

Para quem é empresário, o SENAI oferece soluções on-line e consultorias nas áreas de tecnologia e inovação, por meio de subsídio, para enfrentamento dos desafios impostos pela pandemia do novo coronavírus.

Já o SESI disponibiliza, para seus clientes, especialistas preparados para dar orientações de forma remota, como ergonomista, engenheiro de segurança, médico do trabalho e psicólogo.

A entidade mantém também os atendimentos de saúde ocupacional nas unidades da Cambona, em Maceió, e na Unidade Integrada de Arapiraca. Seguindo as orientações a Organização Mundial da Saúde (OMS), as consultas são feitas por meio de agendamento prévio pelo site (link: al.sesi.com.br) e pelo telefone (82) 3021-7374.

Se você pretende enriquecer seu currículo para oportunidades futuras, o SENAI disponibilizou cursos on-line e gratuitos, com certificado, em áreas como desenho arquitetônico, noções básicas de mecânica automotiva, segurança do trabalho e empreendedorismo.

O SESI também traz dicas valiosas com o e-book ‘Ergonomia para Home Office’ e cartilha com respostas sobre a Covid-19, materiais que podem ser baixados gratuitamente.

Para mais informações, basta acessar o banner em destaque da campanha “SESI e SENAI dando essa força” nos sites das instituições ou clicar aqui.