Variedades

Sebrae e Ufal promovem mapeamento de dados para analisar os impactos da pandemia na economia criativa

25/05/2020
Sebrae e Ufal promovem mapeamento de dados para analisar os impactos da pandemia na economia criativa

Com a finalidade de identificar os impactos da pandemia do novo coronavírus nas atividades da economia criativa, o Sebrae em Alagoas, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), está realizando um mapeamento de dados. A iniciativa também pode auxiliar a criação de políticas públicas direcionadas ao fortalecimento do segmento, sobretudo durante a passagem da atual crise econômica.

Segundo a analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae em Alagoas, Débora Lima, o mapeamento deve ajudar a suprir parte da atual necessidade de informações relacionadas ao funcionamento do setor. “Hoje, existe uma carência muito grande de dados sobre as atividades da economia criativa e isso dificulta muito o entendimento sobre o alcance, o impacto e a geração de emprego e renda pelo setor, por exemplo”, informou.

“A partir desses dados a gente pode pensar tanto em iniciativas que já estejam acontecendo como entender como está a situação dos empreendedores nesse momento em que a maioria deles, possivelmente, está parada, principalmente as atividades que exigem a realização de eventos”, complementou a analista.

Os dados obtidos através do mapeamento serão utilizados no desenvolvimento de ações do Sebrae em Alagoas e da Ufal, mas também serão disponibilizados para toda a sociedade. “Iremos oferecer para a sociedade um documento que demonstre o que, de fato, está acontecendo com esses empreendedores”, ressaltou Débora Lima.

A iniciativa também depende da colaboração da sociedade civil, para que o mapeamento seja disseminado e consiga alcançar o maior número possível de pessoas, e dos empreendedores da economia criativa, que deverão disponibilizar as informações solicitadas no formulário para que o Sebrae em Alagoas e a Ufal possam ter uma dimensão real do atual cenário do segmento no estado.

Atendimento Remoto do Sebrae em Alagoas

Mesmo diante do isolamento social, devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o Sebrae. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.