Geral

Prefeitura instala equipamentos para isolamento da orlaPrefeitura instala equipamentos para isolamento da orla

07/05/2020
Prefeitura instala equipamentos para isolamento da orlaPrefeitura instala equipamentos para isolamento da orla

Bloqueio da orla por conta da pandemia Foto:Marco Antônio/Secom Maceió

Os novos decretos estadual e municipal intensificaram as medidas de combate ao novo coronavírus. Uma das principais medidas foi a proibição do acesso de pessoas a praias, calçadões, praças e alamedas. Diante disto e seguindo orientação do prefeito Rui Palmeira, o Serviço de Zeladoria da Prefeitura de Maceió iniciou, na quarta-feira (06), a instalação de equipamentos para isolamento da orla da capital.

Os decretos também vedam o estacionamento de veículos e motos em toda extensão das ruas e avenidas situadas nas orlas lagunares e marítimas. Incluindo em todas as faixas da Avenida Silvio Carlos Viana, nos bolsões e baias de estacionamentos em escamas.

Além disso, toda e qualquer atividade comercial, exceto o Centro Pesqueiro e as balanças de peixe, na orla marítima e lagunar está proibida.

Para garantir que os decretos estaduais e municipais sejam cumpridos , a Prefeitura e o Governo de Alagoas estão em uma força-tarefa integrada. A Guarda Municipal, Fiscalização de Posturas, Vigilância Sanitária e Polícia Militar integram o grupo. A Guarda Municipal fará a fiscalização de todo o percurso com agentes da Bike Patrulha e vai orientar quem descumprir o decreto.

De acordo com o  secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Enio Bolivar, as equipes têm trabalhado, também, para conscientizar a população. “Sabemos que as medidas de isolamento e distanciamento social são fundamentais para impedir a transmissão da doença. Por isso, lembramos sempre às pessoas que, se cada um fizer sua parte, vamos conseguir passar por essa fase com menos danos e mais fortes”, ponderou.

Desde o início das atividades da força-tarefa, em 21 de março, foram registradas aproximadamente 900 denúncias e cerca de 260 estabelecimentos foram fechados por descumprimento aos decretos.

Para realizar denúncias sobre o descumprimento dos decretos, o cidadão pode entrar em contato com a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) através do 3312- 5277, das 8h às 22h, diariamente, inclusive feriados e finais de semana. Além do 181, da Secretaria de Segurança e do 190, da Polícia Militar.

Confira aqui as medidas do novo decreto municipal.

Bloqueio da orla por conta da pandemia Foto:Marco Antônio/Secom Maceió