Cidades

Padre Mauro Daniel, grande educador palmeirense falece em Maceió

12/05/2020
Padre Mauro Daniel, grande educador palmeirense falece em Maceió

Padre Mauro Daniel

Faleceu hoje (12) em Maceió, aos 85 anos, o professor Mauro Daniel que durante as décadas de 60 e 70 teve forte atuação na Educação de Palmeira dos Índios.

Mauro Daniel fez parte da história do Colégio Estadual Humberto Mendes e do Colégio Pio XII, os dois maiores colégios do interior de Alagoas, naquele período. Chegou a ser diretor dos colégios. Mauro Daniel também foi padre da Congregação do Sagrado Coração de Jesus.

Sobre Mauro Daniel, a professora e escritora Josefa Adriana Cavalcante Ferro descreveu em um livro “A Trajetória da Educação Escolar em Palmeira dos Índios” seu perfil do educador.

O Professor Mauro Daniel da Silva assume o cargo em maio de 1969 e traz consigo uma filosofia de trabalho peculiar de sua formação como ex-integrante da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, ciente das dificuldades, procurou atuar de forma objetiva nas questões pedagógicas e administrativas do Colégio Estadual Humberto Mendes.

No referido período o Humberto Mendes, contava com 1.671 alunos, ocupando 44 turmas, distribuídas nos três turnos. Mauro Daniel foi convidado e posteriormente indicado pelos professores junto à Secretaria de Educação para assumir a direção do Colégio, em vista da situação em que o colégio foi deixado com a demissão do diretor anterior, no que dizia respeito à disciplina, segundo alguns depoimentos discorridos no texto.

Mauro Daniel buscou meios para retomar a ordem vigente nos anos anteriores. Para tal contou com o apoio do Governador Afrânio Lages, do Secretário de Educação, Jaime Lustosa de Altavila e com o corpo docente, segundo depoimento da ex-aluna Valderez: “Sua gestão foi excelente, completo, com professores muito bons, não havia aula vaga”.

Pela sua formação, dirigia a escola com pulso, disciplina, tendo autonomia para fazer valer as suas decisões. O diretor Mauro Daniel tinha, na parte pedagógica, a maior preocupação, sempre trilhou caminhos os quais conduzissem para a excelência do ensino, que era refletido no índice de aprovação dos estudantes nos vestibulares. 

Mauro Daniel, afirmou que trouxe muito da vivência do Colégio Pio XII, onde fora professor, dentre elas reuniões com os pais e a mesma filosofia de trabalho que aplicara no antigo colégio dos padres.

Desse modo, a escola cumpria seu papel como instância do Estado: o direito do estudante ter suas aulas completas era cumprido, os alunos chegavam na hora de início e saiam no horário final, como estava distribuído em seus horários, nada de sair antes do término das aulas do dia. Isso já era uma filosofia que, segundo Mauro Daniel, ele tinha praticado na Congregação do Sagrado Coração de Jesus”.

O velório e sepultamento ocorreu no Parque das Flores, em Maceió, mas sem público em virtude da proibição de aglomerações em face da covid-19.