Alagoas

Óbitos de pessoas com menos de 49 anos por Covid-19 já chegam a 23% em Alagoas

07/05/2020
Óbitos de pessoas com menos de 49 anos por Covid-19 já chegam a 23% em Alagoas

Jovens sem comorbidades também são vítimas do novo coronavírus em Alagoas (Foto: Felipe Brasil)

Das 89 mortes confirmadas por Covid-19 em Alagoas, 21 são de indivíduos jovens ou adultos jovens, na faixa etária de 20 a 49 anos. Isso corresponde a 23,6% do número total de óbitos registrados no estado até o momento, conforme o Boletim Epidemiológico de número 61, divulgado nessa quarta-feira (6) pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde (CIEVS/AL), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Sesau).

O dado desmistifica o pensamento comum de que a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, pode ser fatal apenas em indivíduos com idades mais avançadas e portadores de doenças associadas. Em Alagoas, um jovem de 24 anos, sem histórico de doença prévia, morreu por Covid-19 no dia 21 de abril, no Hospital Geral do Estado (HGE). Depois, foram registradas mais cinco mortes de homens que não tinham comorbidades com 34, 43, 44, 45 e 46 anos, entre os dias 24 de abril e 04 de maio.

O médico infectologista Fernando Maia afirma que a Covid é uma doença “democrática”, ou seja, que acomete qualquer pessoa. O oncologista Marcos Davi Lemos destaca: “Mesmo os jovens sem comorbidades [doenças anteriores] têm morrido pela Covid-19”.

Outro número que chama a atenção é que dos 305 casos confirmados que desenvolveram a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) por coronavírus, 102 estão na faixa etária dos 20 aos 49 anos, o que representa uma incidência de 33,4%. Também há três casos de crianças menores de 10 anos que tiveram a síndrome grave por conta da Covid-19.

O oncologista Marcos Davi lembra que, como não existem ainda respostas seguras para afirmar quais as razões concretas da mortalidade nessa faixa etária, a medicina recomenda que indivíduos jovens tenham os mesmos cuidados que os mais idosos: “É preciso manter o distanciamento social, só sair à rua quando realmente necessário, usando máscaras e sempre evitando aglomerações”.

Dos 21 óbitos por coronavírus em Alagoas na faixa etária dos 20 aos 49 anos, 17 são do sexo masculino e 4 do sexo feminino.