Geral

Núcleo de Combate ao Tabagismo realiza live para usuários

27/05/2020
Núcleo de Combate ao Tabagismo realiza live para usuários

Em alusão ao Dia Mundial sem Tabaco – comemorado em 31 de maio – e com o objetivo de divulgar as ações do Programa Municipal de Combate ao Tabagismo, a Secretaria Municipal de Saúde vai realizar um live para informar sobre o serviço ofertado e abordar a temática da campanha deste ano. O encontro acontecerá às 10h, desta sexta-feira (29), às 10h, no perfil do do Núcleo no Instagram.

Participarão da transmissão profissionais do Programa Municipal de Controle e Cessação do Tabagismo, que tratarão dos malefícios do cigarro para a população.

Na ocasião também será abordada a campanha do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), que tem como tema Proteger os jovens da manipulação da indústria e prevenir o uso de produtos de tabaco e nicotina.

O objetivo é alertar a população mundial, principalmente os jovens, dos riscos à saúde pelo uso dos produtos de nicotina e da importância de se manter atenta à influência da indústria do tabaco por meio de múltiplas estratégias, incluindo as de marketing e publicidade.

Como procurar tratamento em Maceió?

Não há necessidade de encaminhamento para participar do tratamento. O paciente só precisa ir ao núcleo mais próximo de sua comunidade ou ao 2º Centro, às quartas-feiras, portando o RG e o cartão SUS, para fazer uma inscrição. No local, existe uma lista de espera e as pessoas são chamadas para novos grupos de acordo com o surgimento de vagas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3312-5499.

Durante a pandemia, os novos cadastros e atendimentos estão suspensos, mas o acompanhamento dos usuários dos oito núcleos disponíveis na capital segue via WhatsApp ou ligação pelos profissionais do programa.

Onde encontrar?

Os núcleos estão no II Centro de Saúde (Praça da Maravilha), na USF Aliomar Lins (Benedito Bentes), USF Dídimo Otto (Benedito Bentes), USF Durval Cortez (Prado), USF São Francisco de Paula (Grota do Arroz) e UBS João Paulo II (Jacintinho), além da Uncisal e Hospital Universitário.