Variedades

Escola Técnica de Artes em ação solidária confecciona Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para Instituições Públicas e sociais na luta contra com o Covid-19.

02/05/2020
Escola Técnica de Artes em ação solidária confecciona Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para Instituições Públicas e sociais na luta contra com o Covid-19.

Ação desenvolvida pela Escola Técnica de Artes (ETA) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), intitulada ETA Solidária, está trabalhando na confecção de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), que são máscaras e capote cirúrgicos, para auxiliar no combate ao novo coronavírus (covid-19). Todo o material está sendo doado para Instituições Públicas e sociais como abrigos, lar de idosos, postos de saúde e ao Hospital Universitário Professor Alberto Antunes (HUPAA) da Ufal.

Diante da pandemia do novo coronavírus (covid-19), a ETA juntamente com o curso de Produção de Moda decidiram não ficar parados e mobilizaram professores, alunos, ex-alunos e vários voluntários para confeccionar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) do ETA Solidária. A ação visa compartilhar com a sociedade os ensinamentos aprendidos dentro da universidade transformando a teoria em ação nos pilares de ensino, pesquisa e extensão contribuindo no ensino-aprendizado dos discentes. A Escola Técnica de Artes é uma unidade acadêmica da Ufal que se presta a atender uma demanda de formação técnica em áreas de canto, música, teatro e moda, que fica localizada em frente a Praça Sinimbu, ao lado da Pinacoteca Universitária.

São confeccionadas máscaras e capote cirúrgicos que servem como prevenção da transmissão do vírus tanto pela população quanto pelos profissionais de saúde pois os materiais são de extrema importância contra covid-19, principalmente o capote que não pode ser reutilizado. Até a última segunda-feira, 27 de abril, a ETA Solidária já entregou 600 máscaras de tecido, 300 máscaras de TNT e 90 capote cirúrgicos as Instituições: Casa de Requintes, Cultivado Amor, Hospital Universitário Profº Alberto Antunes, Lar São Francisco de Assis e aos Postos de Saúde Denilma Bulhões e Rosane Collor. No total foram 990 itens confeccionados e entregues pela ETA Solidária, graças às doações e a equipe voluntária.

Toda a mobilização está acontecendo por meios digitais, evitando que os envolvidos na ação se exponham saindo de suas casas seguindo as normas de saúde vigentes. As professoras estão realizando orientações online acerca da confecção dos materiais. A ação envolve o diretor da Escola Técnica de Artes, David Farias, a coordenadora do curso de Produção de Moda, Elizete Menezes, e os professores Bruna Marques e Humberto Lopes, que ajudam na elaboração da ação, alunos regularmente matriculados e ex alunos voluntários Ana Arruda, Manoel Afazelo, Ingrid Barros, Jeysse Alves, Crystianni Gouveia, Raianny Yulle, Isadora Gomes, Luana Zaidan e Luana Oliveira. Estão envolvidos também empreendedores, marcas de moda locais e demais pessoas da comunidade maceioense.

A ETA Solidária pretende atingir o maior número de Instituições, reforçando no combate ao coronavírus (covid-19). Os interessados em ajudar podem conferir a lista abaixo com os materiais necessários e o endereço que está recebendo as doações. Siga nossas redes sociais, compartilhe e apoie nossos projetos.

Materiais necessários:
Elástico 0,5 mm ou corda elástica 2 mm
Tecidos: popeline, tricoline, percal ou TNT (Todos os tecidos precisam ser 100% algodão)

Locais para entrega de doações:
Bruna Marques – Edifício Atenas, ap 603, na av. Júlio Marques Luz – Jatiúca

Saiba mais sobre o ETA Solidária no site da Ufal:
https://ufal.br/ufal/noticias/2020/4/escola-de-artes-promove-confeccao-de-epis-contra-a-covid-19

Para mais informações:

Para Comunicação:
82 98849 2085 ( whatsapp)
98214 3366 (ligações)

Sobre Doações:
Bruna Marques: (79) 9 9193-4723
Facebook: https://www.facebook.com/escolatecnicadeartesufal
Instagram: https://www.instagram.com/eta.ufal/