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Empresários adotam medidas de segurança sanitária durante a pandemia

06/05/2020
Empresários adotam medidas de segurança sanitária durante a pandemia

A rotina dos estabelecimentos não é a mesma desde meados de março, quando os empresários tiveram que seguir recomendações e cuidados diante do aceleramento do número de casos do novo Coronavírus no Brasil. Em vista disso, empresas dos grandes centros urbanos brasileiros vêm adotando medidas para assegurar que seus funcionários e clientes não sejam expostos a riscos.

De acordo com o gerente da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae em Alagoas, Marcos Alencar, quanto mais o cliente observa que a empresa está tendo cuidados com ele, melhor a imagem criada. “O novo normal vai estabelecer o surgimento de um novo perfil de cliente, muito mais preocupado com questões de proteção da saúde, muito mais voltado a exigir que as empresas tenham condições de garantir a sua segurança”, diz.

Marcos Alencar também enfatiza a iniciativa do Sebrae para subsidiar os empresários na elaboração dos protocolos de segurança sanitária. “Estamos em tratativas para finalizar um material que será disponibilizado digitalmente. Mas cada empresa tem acesso às orientações gerais já disponíveis nos decretos do governo do Estado e da Prefeitura. Portanto, já podem e devem se adequar”, sinaliza o gerente.

A cada mês, o setor tem que se adaptar a novas regras. A última recomendação do governo de Alagoas, por meio do decreto publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Estado, pede que toda a população use máscara quando precisar sair de casa. O decreto de emergência determina ainda o uso de máscaras para todos os funcionários das empresas, além do distanciamento dentro das lojas para evitar aglomeração, que nem sempre é possível.

Esses procedimentos de segurança precisam ser seguidos à risca e devem ser comunicados aos clientes que, neste momento, temem a propagação do vírus e apresentam sensação de insegurança. “É necessário respeitar a distância de 2 metros, evitando aglomerações, controlar filas dentro e fora dos estabelecimentos, disponibilizar máscaras para os funcionários e álcool em gel para todos, manter todo o ambiente limpo e arejado e exigir que o acesso à loja só ocorra com o cliente ou qualquer pessoa que esteja usando máscara”, explica Alencar.

O empresário Luiz Carlos Silva, da Coach Confecções, em Maceió, teve que adotar medidas extras para estabelecer a confiança da equipe e dos clientes de que o estabelecimento está preparado e seguindo as orientações de higiene e saúde. “Temos recipientes com álcool em gel e álcool 70% distribuídos em diversos pontos da empresa. Toda a mercadoria (matéria prima e insumos) é higienizada e, também, mantemos tapetes com solução de hipoclorito nas portas de entrada para higienização dos calçados”, relata.

A primeira precaução foi conversar com a equipe para reforçar a conscientização sobre cuidados, entre eles o uso obrigatório de máscaras dentro da empresa e no trajeto de casa para a empresa. “Colocamos transporte da empresa para apanhar e levar os colaboradores, sem ser necessário utilizar o transporte público. Além disso, estamos evitando ao máximo a ida de nossos funcionários e clientes à nossa loja, optando pelo serviço delivery”, conta o empresário.

Atendimento Remoto do Sebrae

Mesmo diante do isolamento social, devido ao novo Coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o Sebrae. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, além disso, pode contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, Telegram t.me/sebraealagoas, WhatsApp (82) 99999-5519, Chat e e-mail fale.sebrae.com.br, Instagram @sebraealagoas, Twitter @sebraealagoas, Facebook /SebraeAlagoas, Youtube @sebraealagoas, e o LinkedIn Sebrae Alagoas.