domingo, 27 de setembro de 2020

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Empreendedores exploram vendas sazonais

Por Redação

Os empreendedores brasileiros estão, cada vez mais, seguindo os princípios do marketing digital para garantirem que conseguem superar os desafios do mundo online e ter sucesso com seus espaços de e-commerce. Saiba o papel das vendas sazonais nesse processo.

Ao longo dos últimos anos tem havido um grande crescimento no número de lojas online brasileiras. O aparecimento de tecnologias que o facilitam e de métodos de trabalho que permitem explorar novas formas de vendas tem sido um fator motivacional para vários empreendedores no país.

Associada a este tipo de ferramenta, a facilidade de acesso a conhecimentos sobre o marketing digital também tem permitido que os empreendedores se sintam mais seguros aos criar as suas lojas online, aproveitando, muitas vezes, esses conhecimentos para criarem marcas fortes e estruturadas, capazes de obter o sucesso no mundo online.

A sazonalidade é um dos elementos que todo o promotor de lojas online deve considerar, já que existem vários produtos que fazem sentido apenas em algumas épocas do ano. Na verdade, hoje, não é incomum que alguns produtos se relacionem diretamente com datas. Pensemos, por exemplo, no Ano Novo, no Carnaval, no dia dos Namorados ou no Natal.

Assim, conhecer as datas importantes para o seu comércio electrónico é uma das formas para os empreendedores digitais brasileiros gerirem seus negócios e adequarem às estratégias aplicadas às épocas, para garantirem que rentabilizam os seus negócios.

Entenda como acontece todo esse processo.

O plano sazonal dos investimentos

Algumas formas de trabalho online com vendas, como o dropshipping, tornarão, automaticamente, mais simples toda esta gestão. Ainda assim, o planejamento dos investimentos, particularmente os relacionados com publicidade, não deixa de ser pertinente.

Não fará sentido, por exemplo, fazer publicidade de artigos de Natal durante o Verão ou toalhas de praia no Inverno. Por isso, como qualquer lojista, você deverá pensar bem quais são os produtos que deve escolher para publicitar.

Ainda que não deva aproveitar para publicitar os artigos fora de época, isso não significa que não possa rentabilizá-los. Caso trabalhe com estoques, poderá aproveitar as “épocas baixas” dos produtos e vendê-los a preço de saldo, embora o seu lucro seja, dessa forma, menor do que aquele que teria se os vendesse na época em que existe maior procura.

Planos e esquemas de organização

Todo o processo de organização é importante nesse processo, considerando que uma loja online depende de fatores distintos e que muitas pessoas acabam por estar envolvidas no processo.

A gestão de produtos e o trabalho junto de seus fornecedores deve ser delineado com base num plano estruturado, que promova o lucro de ambos, tendo em consideração o calendário e todos os feriados e festividades que o englobam.
A capacidade de negociar é um grande passo para conseguir que se tenha sempre os artigos do momento disponíveis para os seus clientes e, eventualmente, escoar também artigos que estejam “fora de época”.

Nessa organização é ainda importante que você tenha a mente aberta para novas opções e possibilidades e que vá acompanhando as tendências do momento nas redes sociais, já que estas são um fator tão importante como a sazonalidade para a venda de produtos.

Estabelecimento de parcerias sazonais

Em algumas épocas do ano, os empreendedores encontrarão maiores vantagens em contratar pessoas para ajudar na promoção e em se aliar a outras empresas para estimular melhores resultados.

Algumas épocas, como o período das festividades (entre Novembro e Janeiro) é uma boa época para investir em marketing de afiliados, em promoção junto de influenciadores digitais e até mesmo nos anúncios da Google ou das redes sociais.

No Brasil, é bem comum que os empreendedores aproveitem essa época para um investimento mais forte em publicidade, garantindo dessa forma uma presença mais ativa junto de seus públicos, tentando obter melhores resultados nas suas vendas.

As dificuldades dos empreendedores

Apesar de todas as ferramentas e informações sobre o marketing serem uma grande ajuda no processo, os empreendedores não deixam de enfrentar vários desafios no processo de criação e venda com suas lojas eletrônicas.

Apenas em 2019, o Brasil viu seu número de lojas online aumentar em 37,5%, o que demonstra que o mercado digital está ficando cada vez mais saturado e que existe, agora, uma maior dificuldade na apresentação das marcas ao público e na fidelização dos clientes que se deparam com a loja.

Para que uma loja online possa ter sucesso, é mais importante do que nunca que escolha os melhores métodos de trabalho e os aliados certos, apostando numa identidade forte e única, que distinga a marca das demais e a torne memorável para os consumidores.

Além disso, saber como investir e conhecer as datas mais adequadas para o fazer também é importante para que uma loja consiga atrair a atenção das pessoas e vender os seus produtos, gerando lucro e conquistando tão desejado sucesso.

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