sexta-feira, 03 de julho de 2020

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Crise aquece busca por consultoria e orientação pelo Sebrae em Alagoas

Por Assessoria

Nos primeiros meses de 2020, o Sebrae em Alagoas atendeu 21.308 clientes. Desse total, 7.790 foram atendimentos realizados a pessoas físicas e 13.518 a pequenos negócios (microempreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte). Os números mostram que o cenário de crise está elevando o número de empreendedores interessados em obter mais conhecimento e se aperfeiçoar na gestão do negócio.

A analista da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae em Alagoas, Isadora Barros, ressalta que o número de atendimentos destinados aos pequenos negócios teve um crescimento significativo ao ser comparado ao cenário do ano anterior. “Em relação aos pequenos negócios, tivemos um aumento de 41% em relação ao mesmo período de 2019”, informou.

Dos 13.518 pequenos negócios atendidos pelo Sebrae em Alagoas neste ano, 9% são do setor de comércio varejista de artigos de vestuário e acessórios, 8% do segmento de restaurantes e de outros serviços de alimentação e bebidas, 7% são do setor de cabeleireiros e outras atividades estéticas e 7% são do segmento da agropecuária, o que corresponde a 31% do número total de pequenos negócios.

“O crescimento do número de atendimentos indica que o empresário está procurando o Sebrae, mas também que o Sebrae está indo atrás do empresário. O cenário atual também está influenciando”, ressaltou a analista Isadora Barros.

A gerente adjunta da Unidade de Relacionamento Empresarial do Sebrae em Alagoas, Fátima Aguiar, defende que o interesse do empresário em soluções digitais é um dos fatores responsáveis pelo aquecimento da busca por serviços da instituição.

“De fato, houve um incremento importante na busca por soluções digitais, por capacitações a distância com uma evolução em relação ao ano de 2019 de mais de 300%; assim como uma busca intensa sobre como acessar crédito, benefícios emergenciais e medidas de combate à crise de Covid-19”, disse Fátima Aguiar.

Neste período de pandemia e de medidas de distanciamento adotadas para conter o avanço do novo coronavírus, as ferramentas de comunicação remota têm garantido o atendimento aos clientes do Sebrae em Alagoas, disponibilizando orientações, consultorias, capacitações e eventos por meio do uso da tecnologia.

“Para atender as demandas de nossos clientes neste momento de grandes desafios para os empresários, que tiveram que descontinuar suas operações e se adequar a essa nova realidade, o Sebrae Alagoas buscou novas formas de atender, incrementou o atendimento remoto. Para isso, temos divulgado todos os nossos serviços por meio de nossas redes sociais, portal, central de atendimento, SMS e WhatsApp, por exemplo”, colocou a gerente adjunta Fátima Aguiar.

O Sebrae em Alagoas dispõe de diversos canais de atendimento. A equipe da instituição está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos. Para isso, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.

O empresário pode entrar em contato com a instituição pelo portal sebrae.com.br/alagoas, 0800 570 0800, Telegram (t.me/sebraealagoas), WhatsApp (82) 99999-5519, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, Instagram (@sebraealagoas), Twitter (@sebraealagoas), Facebook (/SebraeAlagoas), Youtube (@sebraealagoas) e o LinkedIn (Sebrae Alagoas).

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