Economia

Concessão de crédito a empresas via desconto de duplicatas cai 44,1% em abril

28/05/2020
Concessão de crédito a empresas via desconto de duplicatas cai 44,1% em abril

Em meio aos efeitos da pandemia do novo coronavírus sobre a economia, as concessões de crédito para empresas despencaram em diversas modalidades. Dados divulgados nesta quinta-feira, 28, pelo Banco Central mostram que as concessões de crédito via desconto de duplicatas e recebíveis recuaram 44,1% em abril ante março, para R$ 25,117 bilhões.

No caso do desconto de cheques, houve baixa de 42,1% e, na antecipação de faturas de cartão, ocorreu retração de 61,6%. Os dados não levam em conta eventuais ajustes sazonais.

Os números do BC mostraram ainda que, em abril, a concessão de crédito para capital de giro subiu 52,5% – esta foi a única linha com elevação entre as principais voltadas para empresas.

Dentro desta rubrica, o capital de giro com prazo inferior a 365 dias disparou 101,2%, enquanto operações com prazo maior tiveram alta de 32,3%. Já o capital de giro na modalidade teto rotativo recuou 29,2%.

Conforme o Banco Central, no caso da conta garantida para empresas, as concessões despencaram 41,0% em abril ante março. Já o cheque especial para pessoas jurídicas registrou redução de 28,6% nas concessões no mês passado.

Os dados apresentados nesta quinta pelo BC são influenciados pelos efeitos da pandemia, que colocou em isolamento social boa parte da população, reduzindo a atividade das empresas e elevando o desemprego.

Com a carência de recursos, as empresas aumentaram a demanda por crédito nos bancos, o que influencia os números de concessões. Existem reclamações recorrentes, entre as empresas, de dificuldades de acesso ao crédito neste momento de crise – o que é indicado pelos dados do próprio BC.

Autor: Fabrício de Castro
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.