Economia

BoE não está nem remotamente perto de decidir sobre juros negativos, diz Haldane

26/05/2020
BoE não está nem remotamente perto de decidir sobre juros negativos, diz Haldane

O economista-chefe do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês), Andy Haldane, disse nesta terça-feira que a instituição está analisando evidências sobre juros negativos, mas que não está nem remotamente perto de chegar a uma decisão sobre a adoção do instrumento.

O comentário veio num momento em que cresce a especulação sobre as chances de o BC inglês cortar seus juros para território negativo em meio aos impactos da pandemia de coronavírus. Atualmente, a taxa básica de juros do BoE se encontra na mínima histórica de 0,1%.

Em webinar promovido pela Confederação da Indústria Britânica (CBI), Haldane também comentou que os últimos dados sobre a economia britânica têm vindo um pouco melhores do que no cenário traçado pelo BoE, mas ressaltou que o PIB do Reino Unido deverá sofrer uma contração de mais de 20% no segundo trimestre, em função dos efeitos da covid-19.

Haldane disse ainda que a população e empresas do Reino Unido ficarão cautelosos por um longo período depois que as medidas de restrição motivadas pelo coronavírus forem levantadas.

Haldane afirmou também que “ninguém” prevê uma forte recuperação da economia britânica. Para ele, é possível que haja uma recuperação “em forma de V”, mas assimétrica, e com riscos de que seja prolongada.

Autor: Sergio Caldas
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.