Geral

Arapiraca já aplicou mais de 45 mil doses da vacina contra a gripe e segue nova etapa até 5 de junho

22/05/2020
Arapiraca já aplicou mais de 45 mil doses da vacina contra a gripe e segue nova etapa até 5 de junho

Ascom

A Prefeitura de Arapiraca já aplicou 45 mil e 408 doses da vacina contra a gripe, até esta quarta-feira (20), e segue nova etapa de imunização até o dia 05 de junho, nas Unidades Básicas de Saúde do Município.

O Município cumpre a determinação do Ministério da Saúde, que estabeleceu um calendário com datas específicas e grupos prioritários para a imunização  da população na Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, iniciada em 23 de março.

Nova etapa

No período de 18 de maio até 5 de junho, a imunização contra H1N1 está sendo disponibilizada para adultos de 55 a 59 anos e professores das redes pública e privada de ensino.

A coordenadora de Imunização do Município, Adriana Duarte, ressalta que as pessoas pertencentes a grupos das etapas anteriores da campanha, que ainda não tomaram a dose da vacina, também podem buscar o serviço de imunização.

Estratégias

Durante a campanha, o Município, através da Secretaria Municipal de Saúde, utiliza estratégias para imunizar a população e, ao mesmo tempo, evitar aglomeração de pessoas nas salas de vacinação, evitando a contaminação por coronavírus.

Para isso, cada Unidade Básica de Saúde organizou a sua equipe para assistir à população. Entre as estratégias adotadas, vacinação em domicílios, serviço drive thru e agendamento. O espaço físico dos Centros de Saúde também foram adaptados para o atendimento aos usuários.

H1N1

A vacina contra a influenza garante proteção para três tipos de vírus, H1N1, H3N2 e Influenza B. De acordo com informações do Ministério da Saúde, mesmo a vacina não apresentando eficácia contra o coronavírus, é uma forma de proteger a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde, auxiliando na exclusão de diagnósticos em virtude da nova doença.