Geral

Aluna de Enfermagem colabora no combate à Covid em Arapiraca

21/05/2020
Aluna de Enfermagem colabora no combate à Covid em Arapiraca

Digital influencer, experiente com fotos e vídeos, e estudante do 7º período de Enfermagem. Essas credenciais tiraram Karla Costa do isolamento social para a linha de frente no combate ao Covid-19 em Arapiraca. A aluna do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL) integrou a equipe de criação do perfil @saudearapiraca no Instagram e conseguiu uma grande experiência curricular e de vida.

A atividade começou com um convite de estágio de uma de suas primas, enfermeira em Arapiraca. Para que, durante sua estadia de isolamento no interior, Karla acompanhasse a elaboração de um guia de cuidados que a Secretaria Municipal de Saúde estava montando, voltado para os profissionais da saúde. O contato com o trabalho revelou a face comunicadora da estudante e ela logo mudou de equipe, passando a atuar no novo perfil @saudearapiraca.

“Fui chamada pelo olhar voltado à saúde e a comunicação no Instagram. Isso ia ajudar bastante a movimentar o perfil, porque ajuda as pessoas a se inteirar sobre o que acontecia em Arapiraca em relação à Covid-19. Reunia de um tudo: informações, dicas, a gente fazia toda essa produção de conteúdo”, relatou Karla Costa.

No trabalho com a Comunicação, Karla visitou unidades básicas de saúde e o Hospital Regional de Arapiraca para produção de fotos e vídeos. Conversou com profissionais de diferentes especialidades, pensou em conteúdo informativo e dicas nas mais variadas especialidades de saúde, interagiu com os seguidores do perfil. Enfim, reuniu uma experiência ímpar à sua formação.

“Tive acesso a muito conteúdo diferente, aprendi muitas coisas durante essas gravações. Postamos dicas com psicólogos, fisioterapeutas, enfermeiros, médicos. Também acompanhamos o secretário de Saúde, via os treinamentos e as demais ações que estavam acontecendo. Foi muita coisa mesmo”, completou a estudante.

Covid: Guia de Orientação
E, como se não bastasse essa experiência, fotos que Karla fez nessas visitas integraram o Guia de Orientação que ela tinha ido acompanhar, a princípio. Publicado no último dia 04 de maio com o nome ‘Adequação do Processo de Trabalho na APS/ESF Frente à Atual Situação Epidemiológica Referente ao Covid-19’, o documento possui 36 páginas. Está hospedado no site especial da Prefeitura de Arapiraca sobre a pandemia: web.arapiraca.al.gov.br/coronavirus, na área voltada aos profissionais da saúde. “Lá no final, no registro da equipe, está o meu nome: Karla Regina Costa Rocha, acadêmica de Enfermagem Unit/AL”, contou, orgulhosa.

Crédito mais que merecido a uma aluna que é muito comunicativa e que desenvolve suas atividades de forma exemplar, segundo Alba Bonfim, coordenadora do curso de Enfermagem na Unit. “São demonstrações de iniciativa muito importantes para o desenvolvimento de Karla Costa como acadêmica e como futura profissional”, defendeu.

“Karla tem atrelado em seus trabalhos como digital influencer o tema da saúde. Ela não se limitou a esse espaço e demonstrou interesse, tanto que teve o convite para atuar com comunicação e teve o nome registrado no Guia como colaboradora. Isso é muito relevante, porque quanto mais experiências ela conseguir durante a vida acadêmica, vai fazer com que se torne uma profissional mais atualizada e com mais oportunidades no mercado de trabalho”, destacou Alba Bonfim.