Alagoas

Sesau e SSP aferem temperaturas e abordam veículos nas barreiras sanitárias

28/04/2020
Sesau e SSP aferem temperaturas e abordam veículos nas barreiras sanitárias

Com uma equipe formada por profissionais de saúde e policiais militares, a força-tarefa que atua no controle de inspeção das barreiras sanitárias nos municípios de São José da Laje, Novo Lino, Maragogi, Porto Real do Colégio e Delmiro Gouveia segue realizando abordagens nas rodovias alagoanas como forma de prevenção à pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A iniciativa é da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e conta com apoio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Somente na abordagem de domingo (26), 327 veículos foram abordados e 854 pessoas passaram por aferição de temperatura.

A inspeção tem o objetivo de levantar uma base de dados após a realização de uma série de procedimentos como abordagens de veículos, quantitativo de pessoas que estão nos veículos e aferição de temperatura corporal. Havendo a constatação de sintoma gripal com suspeita da Covid-19, o paciente é encaminhado à unidade de referência localizada na região.

Para o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, as barreiras sanitárias estão contribuindo para o monitoramento do Estado na constatação de pessoas com suspeitas da Covid-19. “É uma ação muito importante para o Governo de Alagoas que vem realizando um trabalho contínuo no enfrentamento a esse cenário de pandemia. As inspeções verificam se as pessoas que estão nos veículos estão com sintomas gripais. É um trabalho que vem acontecendo diariamente nas rodovias alagoanas que são a porta de entrada de outros estados para chegar ao nosso”, destaca o secretário.

Números – Somente no último domingo (26), foram 44 abordagens em veículos em São José da Lage, com 82 pessoas que passaram por aferição de temperatura, entre adultos, crianças, adolescentes e idosos. Não houve nenhum encaminhamento às unidades de referências.

Já em Novo Lino foram 53 abordagens em veículos, com 102 pessoas aferidas, porém sem nenhum encaminhamento às unidades de referências. Na barreira sanitária em Maragogi, mais 75 abordagens em veículos. Mais 147 pessoas passaram por aferição de temperatura, mas não houve encaminhamento às unidades de referências.

Em Delmiro Gouveia, foram 42 veículos abordados, com 101 pessoas aferidas e um encaminhamento para unidade de referência. Já em Porto Real do Colégio, foram 113 abordagens em veículos; 422 pessoas que passaram por aferição de temperatura, mas não houve encaminhamento às unidades de referências.