Alagoas

Plataforma Economiza AL compara preços de produtos essenciais contra Covid-19

03/04/2020
Plataforma Economiza AL compara preços de produtos essenciais contra Covid-19

A Plataforma Economiza Alagoas, da Secretaria da Fazenda (Sefaz-AL), tem sido uma forte aliada no combate ao novo coronavírus (Covid-19). No mês de março, das 30 palavras chaves mais pesquisadas no site 10 foram sobre produtos como álcool em gel e máscaras de proteção, totalizando um terço da procura no estado.

Milhares de produtos comercializados nas lojas físicas em Alagoas podem ser consultados na  Plataforma, utilizando o código de barras ou a descrição do item, verificando se a mercadoria está ou não disponível em um estabelecimento.

“Se a data da última venda foi há 5 horas, então é bem provável que a loja ainda possua o produto. Uma mercadoria que teve sua última venda efetuada há 5 dias é menos provável que ainda esteja disponível”, explica o responsável pelo sistema, Eduardo Barbosa, alertando que é sempre bom ligar antes para o estabelecimento confirmando se ainda tem no local o que se deseja.

Uma outra forma de pesquisa é por um dos parceiros da Fazenda pública, a agencia Tatu. Através da página https://www.agenciatatu.com.br/onde-tem-alcool-gel/  pode-se localizar de forma fácil e prática onde encontrar álcool gel por bairro.

Também é possível instalar um App nativo para o smartphone, que pode ser baixado em https://economizaalagoas.sefaz.al.gov.br/parceria_aplicativos.htm. Neste link há a divulgação do portifólio de aplicativos, sites, ferramentas e trabalhos produzidos com o uso da Interface de Programação de Aplicativos (API) da Sefaz-AL de consulta de preços.

O banco de dados do projeto é alimentado por informações fornecidas pela Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), documento que registra digitalmente operações comerciais de venda. Vale ressaltar que o Economiza Alagoas permite que o usuário acesse por mês e ano todas as notas fiscais com o CPF inseridas no ato da compra.

Menor Preço Brasil

O aplicativo Menor Preço Brasil é a mais nova alternativa para economizar no Estado de Alagoas. Com a aba “Prevenção Covid-19” é possível filtrar rapidamente onde encontrar os preços mais baixos de produtos que ajudam no enfrentamento ao vírus. Atende todo o território alagoano e pode ser baixado no Google Play e loja de aplicativos da Apple.