Geral

Em meio à pandemia, Casillas sugere encerrar campeonatos na Europa em dezembro

05/04/2020

Diante da paralisação de todos os principais campeonatos em função da pandemia do novo coronavírus, o goleiro Iker Casillas, ex-capitão da seleção da Espanha e atualmente no Porto, de Portugal, sugeriu que a temporada na Europa seja alongada e os torneios sejam encerrados em dezembro deste ano.

“Como solucionar o término do futebol europeu? Anula-se a temporada? Disputa-se a competição de acordo com o ano civil?” escreveu em suas redes sociais o espanhol, para, na sequência, fazer a sugestão da prorrogação das datas das competições de mata-mata.

“Se tudo voltar ao normal em três ou quatro meses, pode-se jogar o que resta e colocar as finais de taças e da Liga dos Campeões e Liga Europa, em dezembro. O próximo Mundial será em novembro de 2022. Ajustes”, sugeriu Casillas.

Javier Tebas, presidente de La Liga, responsável pela organização da primeira e segunda divisões do Campeonato Espanhol, respondeu rapidamente à sugestão de Casillas, dizendo que “as novas datas indicadas permitirão que a temporada seja encerrada”.

Casillas está prestes a se aposentar e já anunciou no começo deste ano que será candidato para ocupar o cargo de presidente da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF, na sigla em espanhol). As eleições acontecem este ano, mas ainda não há data definida. O goleiro não entra em campo desde que sofreu um enfarte em maio do ano passado.

Diante das incertezas provocadas pela pandemia, a Uefa e as federações europeias de futebol ainda não sabem como proceder em relação ao desfecho de suas competições. Vários cenários foram especulados, mas até agora ainda não há uma definição de datas.

Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.