Política

Durante pandemia, Jó Pereira alerta para necessidade de combate também a outras doenças, como dengue e zika

30/04/2020
Durante pandemia, Jó Pereira alerta para necessidade de combate também a outras doenças, como dengue e zika

Deputada Jó Pereira pede atenção a outras doenças

Em pronunciamento na sessão desta quinta-feira (30), a deputada Jó Pereira (MDB) alertou que, simultaneamente ao combate a pandemia do novo coronavírus, as ações e políticas públicas precisam focar também nos outros problemas de saúde, recorrentes neste período do ano, como dengue, zika e chikungunya, doenças que já estão assolando a capital e o interior do estado.

“Volto a alertar para a necessidade da multisetorialidade e simultaneidade das ações em todas as áreas, principalmente na saúde”, destacou, citando o requerimento, de autoria do deputado Cabo Bebeto, para que o governador Renan Filho e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, adotem providências para intensificar o combate ao Aedes Aegypti nos bairros do Mutange, Cambona, Bebedouro e Pinheiro, devido ao grande número de residências fechadas nesses locais.

Jó sugeriu que entidades como AMA (Associação dos Municípios Alagoanos) e Cosems ( Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas se unam às secretarias de Saúde (do estado e da capital) para que as ações de combate a pandemia sejam simultâneas, coordenadas e as demais enfermidades não sejam esquecidas: “Precisamos evitar que pessoas morram também por outros problemas, como dengue, zika e chikungunya”, reforçou.

Ações emergenciais

Em sua fala, a parlamentar também pontuou algumas ações adotadas pelo governo estadual em relação à pandemia, como o envio à Casa de Tavares Bastos do projeto alterando a lei, de autoria da deputada Cibele Moura, que garante o fornecimento de merenda escolar aos estudantes da rede pública durante as férias e o recesso escolar. Na modificação proposta, o governo amplia o benefício aos alunos durante a pandemia, por meio do pagamento de auxílio financeiro aos responsáveis pelos estudantes.

Jó lembrou que a substituição do kit merenda pelo auxílio financeiro atende inclusive a um requerimento de sua autoria, aprovado por unanimidade no parlamento.

Outra medida destacada pela parlamentar como importante neste momento foi a isenção de cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviço (ICMS) no fornecimento de energia elétrica a consumidor residencial baixa renda.

Voltando às denúncias trazidas pelo deputado Davi Maia, sobre irregularidades do Laboratório Central (Lacen), ela repetiu que as Comissões de Direitos Humanos, da Saúde e da Mulher, da qual é presidente, estão acompanhando os fatos: “Os testes para detecção do covid-19 são o instrumento mais eficiente para nos dar os dados necessários no combate ao coronavírus, de modo que não podemos permitir que os poucos testes que dispomos sejam usados de maneira que não tenham resultados eficientes”.

Novas ambulâncias

Sobre outra preocupação levada ao plenário hoje, pelo deputado Paulo Dantas, em relação à necessidade de novas ambulâncias durante a pandemia, Jó lembrou que, na mais recente reunião da Comissão de Saúde da Casa, colocou para o secretário Alexandre Ayres a necessidade de aumentar o número de Unidades de Suporte Avançado (USAs) para o transporte de pacientes.

“Hoje são nove unidades para todo o estado, mas o secretário informou que mais 20 estão sendo adquiridas e devem chegar no próximo mês de maio. Infelizmente, devido aos avanços dos casos de coronavírus e, consequentemente, de pacientes que precisam de deslocamento entre unidades de saúde, já há a necessidade desse reforço”, explicou a deputada, acrescentando que, ontem, solicitou ao secretário a locação de ambulâncias enquanto as novas não chegam, ao que ele respondeu que isso já está sendo providenciado.