Geral

Blog do Roberto Gonçalves: PSDB e MDB formarão maior número de vereadores no Legislativo de Arapiraca em 2021

07/04/2020
Blog do Roberto Gonçalves: PSDB e MDB formarão maior número de vereadores no Legislativo de Arapiraca em 2021
Rs=w:350,h:263,i:true,cg:true,ft:cover?cache=true

Na sequencia estão Pros, Repúblicanos e PP
A eleição proporcional este ano em Arapiraca, a primeira sem coligação, cumprindo a nova legislação eleitoral terá grandes surpresas. Os partidos que estão com maior vantagem na formação das maiores bancadas são; PSDB com oito vereadores experientes e com mandatos na busca da reeleição desponta para a possibilidade de uma maior bancada na Casa Herbene Melo em 2021.

O PSDB tem como principal liderança o prefeito Rogério Teófilo que vai para a reeleição.

Os vereadores agora “tucanos” Moisés Machado, Fabiano Leão, Graça Lisboa, Aurélia Fernandes, Edvânio Correia (Edvânio do Zé Baixinho) Sergio Fábio Nunes (Sergio do Sindicato), Pablo Fenix e Dr. Fábio.

Na sequencia melhor posicionado está o MDB que tem como maior liderança em Arapiraca o vice-governador Luciano Barbosa. Até o momento não está definido quem vai para a disputa se o deputado estadual Ricardo Nezinho ou o vice-governador e atual secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa.

Encerrado o prazo da janela partidária no último dia 04, Ricardo Nezinho permanece no MDB.  No MDB a novidade foi apenas a inclusão do vereador Fábio Henrique ex- (PCdoB) permaneceram Léo Saturnino e Rogério Nezinho.

Na terceira posição está o Republicanos cuja liderança é o deputado federal Severino Pessoa. Na composição da sua chapa proporcional não existe pré-candidatos com mandato, no entanto um bom volume de ex-vereadores que em eleições passadas obtiveram expressivas votações.

Na quarta posição está o Pros, que ainda não está com diretório constituído em Arapiraca, faz parte da base do senador Fernando Collor. O partido conta com cinco vereadores com mandato são: Thiago ML, Jairo Barros, atual presidente da mesa Diretora, Willomaks da Saúde, Melquizedeque Oliveira e o Pastor Marcos Caetano.

Na quinta posição está o Partido Progressista cuja liderança em Arapiraca é o deputado  estadual Tarcizo Freire, não tem pré-candidatos com mandato, noentanto, está com exclentes nomes na sua composição de chapa proporcional que terá amplas condições em 2021, formar sua bancada na Câmara Municipal de Arapiraca.

Solidariedade não divulgou chapa proporcional

A pré-candidata a prefeita, vereadora Gilvânia Barros ex MDB e que se filiou ao Solidariedade, até o momento, não divulgou a composição da sua chapa proporcional. A assessoria da pré-candidata informou ao blog que está consultando lideranças comunitárias para a formação da chapa.

Sem o coeficiente

De acordo com analistas politicos e com o efeito da nova legislação eleitoral, dos 16 partidos politicos que disputam a eleição em Arapiraca, alguns partidos poderão eleger um representante para o legislativo . Essa possibilidade está relacionada tanto pela matémática do coeficiente eleitoral quanto pelas sobras das vagas remanescentes. Nesse cenário, o partido que conseguir a maior sobra conquistará essas vagas.