Geral

Arapiraca contra o coronavírus: unidade sentinela realiza 160 atendimentos nas primeiras semanas

08/04/2020
Arapiraca contra o coronavírus: unidade sentinela realiza 160 atendimentos nas primeiras semanas

(Foto: Gabriel Martins)

Desde a sua abertura, no dia 23 de março, até esta segunda-feira (6), a Unidade Sentinela, referência para o atendimento  de casos suspeitos de COVID-19 em Arapiraca, registrou 160 atendimentos. E, até o momento, de acordo com dados do Boletim Epidemiológico, o Município não tem casos confirmados de coronavírus. Mas com 71  suspeitos e 18 descartados. Em Alagoas, são 308 suspeitos e 31 casos confirmados.

Implantada pela Prefeitura de Arapiraca, no prédio do 3º Centro de Saúde, bairro santa Edwiges, a sede da Unidade Sentinela é uma das estratégias do Município para conter a proliferação do coronavírus e  prestar uma assistência qualificada à população.

O objetivo da unidade é detectar os casos graves, direcionando-os, em tempo hábil, para as unidades hospitalares de referência, que são o Hospital Chama e o Hospital de Emergência do Agreste.

Nesta Unidade são prestados os primeiros cuidados, além da identificação de casos suspeitos, investigação epidemiológica, diagnóstico, notificação e monitoramento do agravo.

As equipes da Unidade Sentinela  recebem usuários oriundos das unidades de saúde, hospitais e também demandas espontâneas, que são as pessoas que apresentam sintomas de Covid-19, que são febre, tosse, coriza, dificuldade para respirar, entre outros sintomas gripais.

A orientação da Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria de Saúde é para  que, antes de procurar a Unidade Sentinela, a população que acredita estar infectada entre em contato com a equipe de Vigilância Epidemiológica de Arapiraca, através do WhatsApp (82) 99604-0006, de domingo a domingo, das 8h às 20h. A equipe de plantão vai realizar o monitoramento inicial e dar as orientações necessárias.

 Estrutura 

A Unidade Sentinela funciona  24 horas por dia, 7 dias por semana, com equipes de plantão para o atendimento aos casos suspeitos. No local, as atividades são desenvolvidas seguindo a classificação de risco, distribuídas em alas azul, amarela e vermelha;  salas de estabilização; coleta de material para análise laboratorial; consultório de Classificação de risco; consultório médico; salas de triagem  e administração de medicamentos. A equipe assistencial é composta por médico, enfermeiro, assistente social, técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos, serviços gerais e vigilante.

 “Com essa e outras frentes de ação que estamos adotando no Município, a nossa intenção é reduzir as chances da população ser contaminada pelo coronavírus. Além da Unidade Sentinela, trabalhamos na estruturação das nossas unidades de saúde; capacitamos as equipes, realizamos a higienização de espaços públicos e com grande fluxo de pessoas e, apesar da dificuldade em adquirir equipamentos de segurança no mercado, montamos estratégias para que nossos profissionais trabalhem com segurança. Ainda colocamos à disposição da população canais de comunicação para que possam tirar dúvidas e serem monitorados, através de telefone e mensagens de celular”, afirmou o prefeito Rogério Teófilo.