Alagoas

Sistema socioeducativo de Alagoas será referência para o estado do Pará

04/03/2020
Sistema socioeducativo de Alagoas será referência para o estado do Pará

Seguindo um movimento nacional de articulação entre estados e socialização das boas práticas para o enriquecimento dos métodos operacionais da socioeducação no Brasil, uma comitiva de magistrados do estado do Pará que atua no campo da Infância e Juventude visitou, nesta terça-feira (3), as Unidades de Internação de Alagoas, onde puderam conhecer toda a infraestrutura e as metodologias que fizeram da Medida Socioeducativa do estado exemplo para o país.

Segundo o presidente da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do Pará, Miguel Fortunato, o objetivo da visita foi conhecer as experiências exitosas do sistema socioeducativo alagoano que poderão contribuir para o aprimoramento da instituição paraense.

“Muitas situações são desafiadoras, por isso buscamos práticas que deram certo em outros estados para traze-las para nosso horizonte de trabalho, que é o estado do Pará. Essa visita foi muito importante pelo aprendizado e sairemos de Alagoas com muitas ideias para efetivar algo parecido”, afirmou Fortunato.

O juiz Vanderley de Oliveira Silva, da 3ª Vara de Infância e Juventude de Belém, destacou a importância da assistência integral aos socioeducandos para a efetividade da medida socioeducativa. Para ele, Alagoas “tem inovado e contribuído verdadeiramente para o desenvolvimento saudável dos adolescentes, tornando-os verdadeiros agentes de transformação social.

“Aqui, conseguiram progredir em muitas situações através do fortalecimento dos vínculos familiares, da educação e da capacitação profissional. Parabéns ao Estado de Alagoas. Estamos levando algumas práticas que com certeza irão nos enriquecer”, declarou o magistrado.

Atualmente, cerca de 350 adolescentes e jovens adultos em conflito com a lei são atendidos pelo sistema socioeducativo em Alagoas, que é coordenado pela Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev). A titular da pasta, Esvalda Bitencourt, ressalta que desde 2015 a medida socioeducativa tem progredido e que esse avanço serve de espelho para outros estados.

“É importante mostrarmos o que tem dado certo em todo o contexto da prevenção à violência, não só na medida socioeducativa, mas em ações como as escolas em tempo integral, que tem tirado os adolescentes das ruas. Queremos mostrar que Alagoas vem crescendo para o bem e trazendo o melhor para o povo alagoano”, afirmou a secretária.

Entre as ações que têm contribuído para a recuperação dos adolescentes, estão a educação regular, a qualificação dos profissionais envolvidos na medida, a atenção integral à saúde e ações de profissionalização e reinserção dos adolescentes no mercado de trabalho.