Alagoas

Sesau esclarece atendimento a vítima fatal de Covid-19

31/03/2020
Sesau esclarece atendimento a vítima fatal de Covid-19

A primeira vítima fatal da Covid-19 em Alagoas somente teve confirmado o exame de portador do vírus nesta terça-feira, 31, um dia antes de falecer na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Trapiche. Acoleta de materal de José Dagmar Xavier da Costa, 63 anos, foi feita quando ele ainda estava internado no Hospital Geral do Estado (HGE).

O esclarecimento é do secretário-adjunto da Saúde, Marcos Ramalho, que também explicou o motivo de o idoso ter sido encaminhado à UPA do Trapiche e não ao Hospital Helvio Auto, o antigo HDT. A unidade especializada em doenças infectocontagiosas, segundo ele, estava com as UTIs ocupadas por portadores de outras doenças.

Ramalho frisa que todas as UPAs do estado passaram por treinamento e recebam equipamentos para atender pacientes com quadro viral considerados graves. “A UPA do Trapiche possui respirador para estes casos, razões pela qual o Estado optou pela transferência do Paciente que se encontra no HGE, onde foi coletado material para exame, quando seu estado se agravou”.

Ramalho também esclarece que dentro do Plano de Conting~encia do Estado de Alagoas contra o Coronavírus todas as UPAs passaram a dispor de leitos e UTIs equipadas para atendimento a suspeitos de Covid-19 em estado grave.

José Dagmar, de acordo com os registros da Sesau, foi atendido inicialmente na UPA do Jacintinho onde foi medicado e liberado. Como não melhorou, retornou à unidade e de lá foi encaminhado ao HGE onde ficou em isolamento já por suspeita de estar com Covid-19. Com o agravamento do quadro, a secretaria o transferiu para a unidade mais próxima e preparada para lidar com casos suspeitos de Coronavírus em que o paciente necessite de maiores cuidados.

Ramalho também explicou que houve erro no preenchimento da ficha do atendimento inicial dele, onde consta que o acreano estaria morando há seis meses em Maceió. Segundo o filho do idoso, Antônio Guedes Rocha Neto, o pai residia na capital alagoana há seis meses.