Geral

Semarh emite alerta hidrológico sobre nível do Rio Ipanema

30/03/2020
Semarh emite alerta hidrológico sobre nível do Rio Ipanema

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) emitiu um aviso hidrológico, na noite deste domingo (29), informando que as chuvas que vem ocorrendo sobre a região da Bacia Hidrográfica do Rio Ipanema devem elevar o nível do rio e poderão impactar os municípios de Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema e localidades próximas nesta segunda-feira (30).

De acordo com o aviso da Sala de Alerta, informações da Plataforma de Coleta de Dados da Semarh, situada no município de Santana do Ipanema, demonstram que o nível do Rio Ipanema atingiu a cota de 364,4 cm às 22h00 deste domingo e encontra-se 81 cm abaixo da cota de Inundação, que é de 445 cm.

Como a previsão é de chuva com intensidade moderada entre a noite deste domingo e madrugada da segunda-feira, podendo também ocorrer pancadas em pontos isolados da Bacia Hidrográfica do Ipanema no estado de Pernambuco, existe a possibilidade de inundação das casas mais próximas ao leito do rio principal e adjacências, além de alagamentos em áreas urbanas com deficiência de drenagem urbana, caso ocorram pancadas de chuva intensas nessas regiões.

A Sala de Alerta está monitorando as condições sinóticas e hidrológicas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. O acompanhamento da previsão do tempo e do monitoramento dos rios pode ser feito pelo site da Semarh, por meio dos seguintes links:  http://www.semarh.al.gov.br/tempo-eclima/previsao e http://www.semarh.al.gov.br/boletim-hidrologico